Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Cultura de São Paulo, João Sayad anuncia investimentos de R$ 300 milhões para a área.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Cultura de São Paulo, João Sayad comentou seus planos à frente da pasta e anunciou que pretende investir R$ 300 milhões na área cultural.
Na entrevista, o secretário afirmou que pretende investir principalmente na ampliação dos equipamentos culturais da secretaria e outros planos, como a transferência do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP para o prédio do Detran, no Parque do Ibirapuera. A proposta prevê a mudança do Detran para a sede da Subprefeitura da Sé, que por sua vez vai para outra locação do Estado.
A Pinacoteca também ganhará um novo museu auxiliar, como já tem na Estação Pinacoteca – será instalado no atual Colégio Estadual Presidente Prudente, na Luz, aumentando o parque cultural da região.
O secretário também está buscando um prédio para abrigar o novo Teatro da Dança, além da criação de uma Companhia Estadual de Dança, um novo Festival de Literatura, que será realizado anualmente em uma cidade no circuito das águas e a criação de uma instituição para edição de livros de literatura na periferia de São Paulo.
Na área do patrimônio, ele pretende criar o Museu Histórico Paulista numa antiga fábrica na Rua da Mooca. O projeto Catavento, um museu científico e educativo, será instalado no Palácio das Indústrias. O secretário também pretende investir na ampliação do público de cinema com uma série de medidas – uma delas consiste na distribuição de 1,5 milhão de tickets para acesso às salas de cinema no segundo semestre.