A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) promove uma campanha a fim de escolher o tema da 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre em junho de 2012. Para estimular a participação, a entidade premia os autores das três melhores frases com acesso ao trio elétrico de abertura da manifestação, com direito a um acompanhante cada. O concurso segue até o dia 18 de novembro e as sugestões podem ser feitas através de e-mail, Twitter ou Facebook.
O slogan deve traduzir uma reivindicação dos LGBT sobre direitos humanos e civis, cidadania, visibilidade e iguaúdade social, ou ainda um protesto contra os diversos fatores que afetam a dignidade desta população, como o preconceito, a exclusão, a rejeição e a homofobia. Neste ano, a Associação admite ainda sugestões de tema que tenham caráter de autoafirmação e aceitação ou celebrativo, em referência às conquistas já alcançadas – como a recente decisão do STF que equipara uniões estáveis entre hetero e homossexuais.
O tema da Parada norteia todas as atividades do Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, que também inclui o Ciclo de Debates, a Feira Cultural LGBT, o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade e o Gay Day. Ele também é usado em todos os materiais gráficos, como cartazes, banners e panfletos, além de camisetas, fundos de palcos, telas dos trios e eventuais produções audiovisuais.
Esta é a primeira vez que APOGLBT mobiliza as redes sociais para a escolha do tema, tornando a ação mais dinâmica e abrangente. Para participar pelo Facebook, basta acessar e curtir a página da Parada em www.facebook.com/paradasp e compartilhar a sugestão no mural.
Para participar pelo Twitter, primeiro é necessário seguir a @paradasp e depois twittar a sugestão utilizando a hashtag #temadaparada antes ou depois da frase. Para quem não utiliza as redes sociais ou não tem familiaridade, a Associação disponibiliza ainda o e-mailtema@paradasp.org.br. Todos podem enviar quantas sugestões quiser através de qualquer uma das ferramentas.
As mensagens recebidas até o dia 18 de novembro serão analisadas pela diretoria e coordenadores da entidade. No dia 21 de novembro, a APOGLBT divulga as três opções selecionadas e inicia uma enquete em sua homepage, para que o público escolha a melhor. O tema mais votado até às 23h59 do dia 4 de dezembro será o escolhido para a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e o resultado final estará divulgado no dia seguinte.
Os autores dos três melhores temas eleitos pela a APOGLBT serão contemplados com o acesso ao trio elétrico oficial da Parada, o primeiro do trajeto e que tradicionalmente faz a abertura da manifestação, reunindo personalidades, políticos e lideranças do movimento LGBT. “O autor do tema mais votado pelo público terá ainda a alegria de ver de perto o resultado de sua contribuição, ao lado de toda a organização e parceiros da Parada”, comenta Quaresma.
Desde sua primeira edição, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo sempre trouxe um tema para debater as demandas do movimento e reverberar suas ações por toda a sociedade. Num primeiro momento, as frases enfatizavam o reconhecimento e a visibilidade dessa população, que se encontrava à margem de qualquer integração social e extremamente repreendida.
Mais adiante, as Paradas passaram a reivindicar por direitos civis, como o reconhecimento das uniões estáveis e famílias homoafetivas. Mais recentemente, a manifestação exige especificamente a criminalização da homofobia em âmbito nacional, a partir da aprovação do Projeto de Lei 122/2006.
Neste ano, o tema da Parada foi considerado o mais polêmico, por questionar o conservadorismo religioso que se reafirma como uma das principais barreiras para o avanço dos direitos humanos dos LGBT: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”.
Confira todos os temas da Parada:
1997 – Somos muitos, estamos em todas as profissões
1998 – Os direitos de gays, lésbicas e travestis são direitos humanos
1999 – Orgulho gay no Brasil, rumo ao ano 2000
2000 – Celebrando o Orgulho de Viver a Diversidade
2001 – Abraçando a Diversidade
2002 – Educando para a Diversidade
2003 – Construindo Políticas Homossexuais
2004 – Temos Família e Orgulho
2005 – Parceria civil, já. Direitos iguais! Nem mais nem menos
2006 – Homofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos
2007 – Por um mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia
2008 – Homofobia Mata! Por um Estado Laico de Fato
2009 – Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!
2010 – Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!
2011 – Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!
Para mais informações, sobre esta e demais ações da APOGLBT, acesse www.paradasp.org.br.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…