No último dia 27 de setembro aconteceu a primeira reunião dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.
Entre os presentes, Marcelo Mattos Araujo, Secretário de Estado da Cultura, reforçou a importância da realização, pioneira entre os museus brasileiros. “É uma grande honra estar aqui vendo a concretização de um projeto de tanta importância para a cena artística brasileira e, especialmente, para este museu. As obras selecionadas são acréscimos significativos ao acervo da Pinacoteca e estou certo de que qualquer escolha será muito benvinda”.
“A meta inicial era a de conseguirmos 50 adesões e ontem recebemos 41 patronos, o que consideramos um grande sucesso”, comenta Ivo Mesquita, diretor da Pinacoteca do Estado.
Com os recursos levantados foram adquiridas as seguintes obras: Duas Margens, 2003-2012, de Carla Zaccagnini (Buenos Aires, 1973); Desastres da Guerra, 2012, de Dora Longo Bahia (São Paulo, 1961); Pra Quê, 2007-2009, de Eliane Prolik (Curitiba, 1960); O canal de Beagle, 2003 e El Calafate, Patagônia, Argentina, 2003 de João Musa (São Paulo, 1951) e Bico de Diamante, 1990, de Ana Maria Tavares (Belo Horizonte, 1958).
*Com informações do site da Pinacoteca de São Paulo
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…