Maior investidora em cultura pelas leis de incentivo comemora aniversário com investimento em patrimônio cultural; cinema, artes plásticas e música serão revisitados até o fim do ano www.culturaemercado.com.br
03/10/2003
No seu 50º ano de existência, a Petrobras faz uma série de investimentos na área de recuperaçção do patrimônio cultural brasileiro. Apesar da idade avançada, a ?cinquentona? promete estar vivendo um bom momento, revelado no ?plus a mais? financeiro que a empresa está assumindo com a comemoração de seu aniversário. O Programa Petrobras 50 Anos será lançado oficialmente no dia 3 de outubro e segue as linhas da política de patrocínio da empresa, dando enfoque à memória da história cultural do país.
Glauber restaurado
Na área de cinema, um dos maiores intelectuais brasileiros, Glauber Rocha, terá quatro de seus mais importantes filmes restaurados: Terra em Transe, O Dragão daMaldade Contra o Santo Guerreiro, Barravento e Idade da Terra. Emdezembro, uma nova cópia de Terra em Transe, cujo negativo está sendorestaurado em alta definição, será lançada no Cine Odeon, no Rio deJaneiro em 35mm e em DVD, disponíveis para todo o púúblico.
Outro grande nome do Cinema Novo, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade,diretor do clássico Macunaíma, terá sua obra completa recuperada para ocinema e também em formato digital (DVD). Além disso, a Petrobras fará a finalização da segunda parte do documentário Raízes do Brasil, de Nelson Pereira dos Santos, a partir da obra do intelectual Sergio Buarque de Hollanda. O lançamento será feito em um telão, em São Paulo, no Pacaembu, em frente à casa da rua Buri, onde a família Buarque viveu em na cidade.
Portinari aos 50
Na área de artes plásticas, a empresa celebra mais um aniversário, além do seu: o centenário de nascimento de Candido Portinari, com publicação de um catálogo do pintor, que foi um dos maiores do século XX. O catálogo terá quatro volumes de 512 páginas cada um, acompanhados de um CD-Rom. Além disso, a Petrobras patrocinará 52 espetáculos do musical ?Ary, O Basileiro? em várias cidades brasileiras, de 15 de setembro ao primeiro semestre de 2004.
Serão lançados ainda, até o fim deste ano, o livro-álbum ?Minha arquitetura/2003″, com fotos, plantas e desenhos de Oscar Niemeyer, o livro ?Petrobras 50 anos de Brasil? que vaienfatizar a relação da Petrobras com a história do Brasil nosúltimos 50 anos, e a reedição do primeiro livro publicado por Mário Lago – O PovoEscreve Sua História Nas Paredes.
Meio centenário de música
No dia 12 de outubro, o aniversário da Petrobras será comemorado com um show popular, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, com apresentação de Paulinho da Viola e Teresa Cristina, da Velha Guarda e da Bateria da Portela. Os artistas vão apresentar “50 anos de samba” para o púúblico local. Em São Paulo, no dia 5 de outubro, os “50 Anos de Múúsica” reúnem Erasmo Carlos e os Titãs, no Vale do Anhangabaú, e em Campinas, também nodia 5,na Praça Arauto da Paz, será a vez de Zezé de Camargo eLuciano e Inezita Barroso. Todos os espetáculos começam às 17h, com entrada franca.
Copyright © 2001 Cultura e Mercado. Todos os direitos resevados. All rights reserved