Na última sexta-feira (23) a Petrobrás lançou, em parceria com o Ministério da Cultura, a edição 2024 do programa Petrobrás Cultural, trazendo novos eixos de atuação. Serão R$ 250 milhões em patrocínio, por meio da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual. A cerimônia de lançamento, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente Lula e da ministra da cultura, Margareth Menezes.
A Seleção Petrobrás Cultural – Novos Eixos busca iniciativas que sejam tanto originadas quanto realizadas em todas as regiões do Brasil, que se enquadrem nos quatro novos eixos temáticos:
Ícones da Cultura Brasileira: Espaços e instituições artístico-culturais e de memória; Grupos e coletivos artísticos estáveis.
Cinema e Cultura Digital: Produção e distribuição de longas-metragens; Distribuição de longas-metragens em cinema; Desenvolvimento do audiovisual e cultura digital; Projetos de cultura digital.
Produção e Circulação: Circuitos de espetáculos artísticos; Circuitos de exposições de arte.
Festivais e Festas Populares: Festivais e mostras; Festas populares.
Esses eixos se desdobram em 10 tipos de ações de patrocínio diferentes.
Também foram integradas duas dimensões transversais, que marcarão presença em todas as ações culturais apoiadas pela empresa: Diversidade e Economia Criativa.
Dentro do universo de propostas recebidas e classificadas, será buscado equilibrar o aporte de valores a serem investidos em patrocínios entre as cinco regiões do país, considerando tanto a origem das instituições proponentes como os locais de realização das ações culturais a serem patrocinadas. instituições sediadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e/ou que contenham ações presenciais a serem realizadas em pelos menos 3 regiões brasileiras receberão pontuação adicional de 5 pontos.
Podem se inscrever pessoas jurídicas com CNPJ válido, de natureza cultural com ou sem fins lucrativos, de direito privado, que estejam sob controle acionário, estatutário ou majoritário de brasileiro(a)s natos, naturalizado(a)s ou de estrangeiro(a)s residentes no Brasil há mais de 3 anos. Não serão aceitas inscrições de pessoa física, MEI ou EI.
Para acessar o edital, clique aqui.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…