Começou hoje em São Paulo o Programa Internacional de Capacitação (PIC) Novos Formatos, que durante toda essa semana vai colocar frente a frente produtores e especialistas internacionais em debates e consultas individuais. A abertura do evento foi do vice-presidente da ABPI-TV, Kiko Mistrorigo, que enfatizou a importância da iniciativa para aumentar a competitividade dos produtores independentes brasileiros e seus projetos multiplataforma no mercado internacional. Também agradeceu aos parceiros do BTVP, programa internacional da associação, entre eles Apex-Brasil, Ministério da Cultura e TV Brazil.
O primeiro painel do dia foi com o especialista em transmedia storytelling e CEO da Starlight Runner, Jeff Gomez. O produtor explicou sobre o conceito e a evolução da atividade no mercado global. Transmedia storytelling, ou contar uma história através de várias plataformas de mídia, vem sendo cada vez mais utilizado por grandes estúdios. Um dos exemplos apresentados por Jeff foi o trabalho transmídia feito para o filme Avatar, que contou com videogames e HQs. Segundo ele, James Cameron exigiu orçamento para produção transmídia no contrato para as sequências Avatar 2 e 3.
Estúdios como Disney, Nickelodeon, Fox, Sony Media e até a Globo estão buscando formas de investir no meio. “O conteúdo transmídia alcança diferente grupos de espectador, em seu próprio ambiente selecionado para o lazer.” Para ele, essa é uma das formas das novelas voltarem a ser apelativas ao público mais jovem. “Ela expande o conteúdo criativo e possibilita novas formas de rendimento”, explica. Jeff também apresentou cases como o Happiness Factory, campanha transmídia da Coca-Cola.
Além da palestra, Jeff Gomez ainda participa de uma sessão de perguntas e de encontros one-on-one com os produtores selecionados. Os 50 produtores brasileiros presentes ainda conversarão com os outros sete especialistas internacionais: Raja Khanna, CEO, co-fundador e Chief Creative Officer da QuickPlay Media e co-CEO da GlassBOX Television Inc., Richard Lachman, professor da Ryerson University, do Canadá, Benjamin White, produtor independente norte-americano e CEO da Sling Media, Paul Lewis, presidente do Discovery Channel do Canadá, Dan Fill, co-fundador e diretor da The Coffee Liberation Front, produtora de programas de TV, videogames e sites, Jay Ahn, consultor da empresa especializada em tecnologia e animação 3D Redrover, e Jo Twist, editora do Channel 4, do Reino Unido.
Na segunda-feira à noite, Jeff e os outros especialistas participam de coquetel na casa da Cônsul do Canadá em São Paulo, onde será lançado o RioContentMarket, evento internacional de conteúdo que acontecerá em março no Rio de Janeiro. No coquetel, também será anunciada a parceria com a Achilles Media para realização do evento.
*Com informações da Brazilian TV Producers.
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…