Com um orçamento de R$ 26 milhões previstos para 2012 e um cronograma de exposições e projetos em parceria com a Tate de Londres e MoMA de Nova York, já definidos para até 2016, a Pinacoteca do Estado de São Paulo prepara-se para ampliar ainda mais sua atuação. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
Há três anos a prefeitura da cidade fez uma parceria com a Pinacoteca e criou um espaço museológico em um de seus prédios, que será reformado e vai abrigar exposições de longa duração com obras do acervo do museu. “A Pinacoteca viu com bons olhos a possibilidade de mostrar sua coleção lá”, afirma o diretor do museu, Ivo Mesquita.
A instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e administrada pela organização social Associação Pinacoteca Arte e Cultura (Apac), terá também como “prioridade para os próximos cinco anos” construir outro edifício, na cidade de São Paulo, para exibir apenas suas obras de arte contemporânea (desde 2007, foram adquiridos cerca de 2 mil trabalhos). O museu apresenta, como um todo, menos de 10% de sua coleção.
Por ano, são realizadas 33 exposições, mas Mesquita quer desacelerar essa produção a partir de 2014 e incrementar parcerias com instituições estrangeiras “numa parte mais complexa”, a de “troca de técnicos”, como a que foi firmada com a Tate, há dois meses. “Eles estavam interessados no nosso setor educativo e nós na sua área de conservação”, lembra.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações do Estadão.com
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…