O Governo Federal lançou na última quinta-feira (27/9), em Maceió (AL), o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, denominado Juventude Viva. O plano, que terá investimento de R$ 70 milhões distribuídos em mais de 30 iniciativas que integram 25 programas federais, tem como objetivo reduzir o elevado índice de homicídios que atingem os jovens negros em todo o país, com maior gravidade em 132 municípios que serão priorizados no Plano.
A iniciativa começa por Alagoas, em caráter experimental, contemplando, além da capital, as cidades de Arapiraca, União dos Palmares e Marechal Deodoro. Maceió foi escolhida por ocupar a segunda posição entre as 132 cidades que concentram mais de 70% dos homicídios registrados no país e também por ser a primeira cidade a adotar, há três meses, o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça, que já está conseguindo reduzir o quadro de violência no Estado.
O Ministério da Cultura atuará no Plano Juventude Viva com ações como a implantação de até sete Usinas Culturais no estado em 2013, sendo três em Maceió. O Programa Usinas Culturais investirá em infraestrutura e programação cultural em áreas de alta vulnerabilidade social.
O MinC também atuará na implantação de duas Praças de Esporte e Cultura na capital alagoana. As Praças, integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), têm como objetivo juntar, no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviço sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Uma outra ação do Ministério da Cultura está diretamente vinculada ao Programa Cultura Viva e prevê a ampliação da rede estadual de Pontos de Cultura com mais 20 Pontos e um Pontão. O programa Cultura Viva nasceu em 2004, com o objetivo de potencializar iniciativas já existentes no país e formar uma rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura selecionados por meio de editais públicos. No estado de Alagoas, existem atualmente 53 Pontos de Cultura e 3 Pontões.
Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Juventude Viva foi elaborado em parceria pelos ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte.
*Com informações do site do Programa Cultura Viva
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…