Unesco realiza seminário internacional, com palestrantes de sete países, para formular uma agenda de compromissos que vise à criação de um sistema brasileiro de informações sobre a culturaContribuir para a inserção da cultura na agenda de prioridades do poder público e da sociedade é o objetivo do seminário internacional ?Políticas Culturais para o Desenvolvimento?. A ser realizado de 27 a 29 de agosto em Recife, o evento pretende enfatizar a importância da inserção da cultura no processo de desenvolvimento, propondo uma agenda de compromissos que vise a criação de um sistema brasileiro de informações sobre a Cultura.
A Unesco (Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência a Cultura) realizará o seminário em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com a Fundação Joaquim Nabuco, Sebrae, Centro Cultural Banco do Brasil e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada),
Inclusão social e desenvolvimento
O formato do evento se baseia na apresentação de práticas de excelência (best practices), do Brasil e do exterior, que relacionem cultura, inclusão social e desenvolvimento. Da mesma forma, serão abordadas best practices de sistemas de informação sobre a cultura, especialmente os existentes na França (DEP) e na New York University, nos Estados Unidos.
Os dois primeiros módulos do Seminário abordarão as relações entre Cultura e Ação Social e entre Cultura e Transformação Econômica, convergindo para o terceiro módulo, onde serão apresentadas e discutidas experiências internacionais de gestão de sistemas de informação sobre a cultura. O objetivo desses módulos iniciais é o de destacar o papel e as potencialidades da cultura no processo de desenvolvimento, utilizando-se do relato de experiências de programas e projetos de sucesso que adotaram essa premissa.
Sistema de informações
Como resultado imediato, pretende-se avaliar os primeiros passos necessários para a construção de um sistema de informações sobre a Cultura: suas prioridades, papéis, possibilidades de articulação e complementaridades, assim como uma agenda mínima inicial a ser adotada.
Tal sistema deve ser concebido de modo a permitir a produção e acesso a dados estatísticos direcionados e precisos, que possibilitem compreender as tendências e oportunidades de investimentos no setor, assim como da produção, da circulação e do consumo de bens culturais. Envolverá, além da UNESCO e do IPEA, também o IBGE, os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, assim como universidades, ONG’s e o setor privado.
Participantes
O seminário contará com a participação de renomados profissionais do setor cultural do Brasil e do Mundo. Entre os conferencistas estão Nestor Garcia Canclini, da Universidade Autônoma Metropolitana (do México), Jaume Pagès Fita, coordenador do Forum Universal das Culturas Barcelona 2004 (Espanha), Sérgio Moreira, presidente do Sebrae, Sylvie Escande, do Ministério da Cultura francês e George Yudice, Diretor do Centro de Estudos Latino Americanos da New York University (Estados Unidos).
As inscrições podem ser feitas no site s://www.unesco.org.br/politicacultural.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…