Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de pós-graduação à distância em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos, Gestão Cultural e Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina).
O curso Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos tem como objetivo promover a análise crítica e a reflexão sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento para cidades, comunidades e empreendedores de diversas atividades com base na cultura e na criatividade.
O plano de estudos envolve, entre outros assuntos: Cultura, criatividade e urbanismo; Criatividade e inovação para o desenvolvimento de empreendimentos culturais; Espaços e clusters criativos; Gestão do turismo criativo; Desenho e gestão de projetos.
O corpo docente tem os brasileiros Luiz Custódio e Ana Carla Fonseca, além dos argentinos Silvina Freiberg, Alejandro Gómez e Adrían Lebendiker, a costa-riquenha Sylvie Durán, os espanhois Roberto Gómez de la Iglesia e Jordi Tresserras Juan, o colombiano Jorge Melguizo, o panamenho Gerardo Neugouvsen e o norte-americano George Yúdice.
Gestão Cultural – Voltada para artistas, produtores, comunicadores, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, designers e outros interessados na gestão ligados às artes e cultura, a pós em Gestão Cultural envolve material teórico sobre diferentes temáticas vinculadas ao gerenciamento cultural, com módulos que incorporam ferramentas práticas e a análise de casos relevantes no contexto latinoamericano.
O plano de estudos envolve: Sociologia da cultura; Gestão cultural; Políticas culturais; Introdução à arte contemporânea; Gestão de espaços culturais; Comunicação e marketing cultural; entre outros.
O corpo docente traz, entre outros especialistas, os argentinos Silvina Freiberg, Mónica Lacarrieu e Alejandro Piscitelli, o brasileiro Alfredo Manevy, o espanhol Ángel Mestres e o norte-americano George Yúdice.
Patrimônio – Já o curso Gestão do Patrimônio Cultural Imaterial propõe ferramentas teóricas e práticas para a análise, reflexão e estudo do patrimônio imaterial, como também para o desenho e desenvolvimento de projetos, planos e/ou programas especiais de salvaguarda.
Voltado a antropólogos, sociólogos, historiadores, comunicadores, historiadores da arte, arquitetos, urbanistas, pesquisadores, gestores públicos e privados e interessados em geral.
O plano de estudos aborda: Políticas culturais e patrimoniais; Participação comunitária; Turismo; Perspectivas urbanas e socioculturais; Desenho e gestão de projetos culturais.
O corpo docente tem as argentinas Silvina Freiberg, Mónica Lacarrieu e Marian Moya, o uruguaio Frédéric Vacheron, a colombiana Adriana Molano, o espanhol Jordi Tresserras, a equatoriana Lucía Durán e a peruana Silvia Martinez.
Outras informações e inscrições no site www.gestioncultural.eco.unc.edu.ar.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…