Categories: AGENDA

Pós-graduação em gestão cultural e empreendimentos criativos

A Área de Gestão Cultural da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, está com inscrições abertas para seus cursos de pós-graduação à distância em Gestão Cultural e Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos.

No curso à distância, os estudantes têm acesso a uma plataforma virtual 24 horas, sete dias por semana, onde podem interagir com colegas e professores, acessar o material de estudo e levantar questões.

Voltada para artistas, produtores, jornalistas, editores, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, designers e outros interessados na gestão ligados às artes e cultura, a pós em Gestão Cultural apresenta fundamentos históricos e ferramentas teóricas e práticas, que permitem desenvolver um trabalho com visão crítica sobre a produção cultural local, regional e internacional.

O plano de estudos envolve: Sociologia da cultura, Gestão cultural, Políticas culturais, Introdução à arte contemporânea, Criação e gestão de espaços culturais, Gestão do patrimônio cultural, Economia e desenvolvimento cultural, Gestão de Artes Cênicas, Cooperação cultural, Big Data e Ciências Sociais, Ferramentas de gestão aplicadas à elaboração de projetos culturais e Comunicação e marketing cultural.

O corpo docente traz, entre outros especialistas, os argentinos Silvina Freiberg, Alberto Ligaluppi, Mónica Lacarrieu e Alejandro Piscitelli, além do brasileiro Alfredo Manevy, o espanhol Ángel Mestres Vila, o colombiano Jorge Melguizo, o panamenho Gerardo Neugouvsen e o norte-americano George Yúdice.

Economia Criativa – Já o curso em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos propõe um perspectiva de reflexão sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento para as cidades de diferentes escalas e empreendedores de atividades culturais e criativas. Mediante um programa interdisciplinar, será promovida a análise crítica e a abordagem de ferramentas práticas e teóricas para o desenho e planificação de empreendimentos com base na cultura e criatividade, como planos de desenvolvimento local baseadas na economia criativa.

O curso é voltado para gestores públicos e privados, sociólogos, economistas, arquitetos, urbanistas, desenhistas e interessados em novas estratégias de desenvolvimento econômico-social; interessados em administrar empreendimentos relacionados à música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, editorial, artesanato, software, internet, videogames, desenho, arquitetura, publicidade, gastronomia, patrimônio e turismo; graduados em curso relacionados à atividades de economia cultural e criativa, administração, humanidades e cursos afins.

Pode ser feito nas modalidades Pós-graduação, para participantes oriundos de cursos superiores, ou Extensão, destinado a participantes sem título superior.

O plano de estudos envolve, entre outros assuntos: Cultura, criatividade e urbanismo; Gestão do patrimônio nas cidades criativas; Empreendedorismo criativo e sustentabilidade; Novas tecnologias e gestão de empreendimentos criativos; Estudo de mercado e posicionamento de produtos e serviços culturais; Marketing, identidade estratégica e comunicação; Gestão de um empreendimento voltado para as cidades criativas; Inovação, criatividade e desenvolvimento de empreendimentos culturais.

O corpo docente tem os brasileiros Altair Assumpção, Luiz Custódio, Rodolfo Yamamoto Neves e Ana Carla Fonseca, além dos argentinos Silvina Freiberg, Alejandro Gómez e Adrían Lebendiker, a costa-riquenha Sylvie Durán, os espanhois Roberto Gómez de la Iglesia e Jordi Tresserras Juan, o colombiano Jorge Melguizo, o panamenho Gerardo Neugouvsen e o norte-americano George Yúdice, entre outros.

Clique aqui para ver o programa completo dos cursos e se inscrever.

Redação

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

18 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago