A Área de Gestão Cultural da Faculdade de Economia da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, está com inscrições abertas para seus cursos de pós-graduação à distância em Gestão Cultural e Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos.
Voltada para artistas, produtores, jornalistas, editores, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, designers e outros interessados na gestão ligados às artes e cultura, a pós em Gestão Cultural apresenta fundamentos históricos e ferramentas teóricas e práticas, que permitem desenvolver um trabalho com visão crítica sobre a produção cultural local, regional e internacional.
O plano de estudos envolve: Sociologia da cultura, Gestão cultural, Políticas culturais, Introdução à arte contemporânea, Criação e gestão de espaços culturais, Gestão do patrimônio cultural, Economia e desenvolvimento cultural, Gestão de Artes Cênicas, Cooperação cultural, Big Data e Ciências Sociais, Ferramentas de gestão aplicadas à elaboração de projetos culturais e Comunicação e marketing cultural.
O corpo docente traz, entre outros especialistas, os argentinos Silvina Freiberg, Alberto Ligaluppi, Mónica Lacarrieu e Alejandro Piscitelli, além do brasileiro Alfredo Manevy, o espanhol Ángel Mestres Vila, o colombiano Jorge Melguizo, o panamenho Gerardo Neugouvsen e o norte-americano George Yúdice.
Economia Criativa – Já o curso em Gestão de Cidades e Empreendimentos Criativos propõe um perspectiva de reflexão sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento para as cidades de diferentes escalas e empreendedores de atividades culturais e criativas. Mediante um programa interdisciplinar, será promovida a análise crítica e a abordagem de ferramentas práticas e teóricas para o desenho e planificação de empreendimentos com base na cultura e criatividade, como planos de desenvolvimento local baseadas na economia criativa.
O curso é voltado para gestores públicos e privados, sociólogos, economistas, arquitetos, urbanistas, desenhistas e interessados em novas estratégias de desenvolvimento econômico-social; interessados em administrar empreendimentos relacionados à música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, editorial, artesanato, software, internet, videogames, desenho, arquitetura, publicidade, gastronomia, patrimônio e turismo; graduados em curso relacionados à atividades de economia cultural e criativa, administração, humanidades e cursos afins.
Pode ser feito nas modalidades Pós-graduação, para participantes oriundos de cursos superiores, ou Extensão, destinado a participantes sem título superior.
O plano de estudos envolve, entre outros assuntos: Cultura, criatividade e urbanismo; Gestão do patrimônio nas cidades criativas; Empreendedorismo criativo e sustentabilidade; Novas tecnologias e gestão de empreendimentos criativos; Estudo de mercado e posicionamento de produtos e serviços culturais; Marketing, identidade estratégica e comunicação; Gestão de um empreendimento voltado para as cidades criativas; Inovação, criatividade e desenvolvimento de empreendimentos culturais.
O corpo docente tem os brasileiros Altair Assumpção, Luiz Custódio, Rodolfo Yamamoto Neves e Ana Carla Fonseca, além dos argentinos Silvina Freiberg, Alejandro Gómez e Adrían Lebendiker, a costa-riquenha Sylvie Durán, os espanhois Roberto Gómez de la Iglesia e Jordi Tresserras Juan, o colombiano Jorge Melguizo, o panamenho Gerardo Neugouvsen e o norte-americano George Yúdice, entre outros.
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