Em decreto assinado pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy, o dia 05 de março passa a ser o ‘Dia Nacional da Música Clássica’.
A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento um dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos. Com a iniciativa espera-se que a música clássica torne-se mais conhecida por uma parcela maior da população e seja inserida na educação dos jovens.
Além desta data, a música será homenageada no país nas seguintes datas: 14 de setembro, Dia do Frevo; 27 de setembro, Dia da Música Popular Brasileira; 22 de novembro, Dia Nacional da Música e do Músico; e 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…
View Comments
Desculpem, mas, quem entende de frevo é pernambucano. Faz-se frevo no Brasil inteiro. Tom Jobim já fez, por exemplo. Mas o dia do frevo é 9 de fevereiro, por força de Lei Municipal do Recife nº15628 de 30-3-1992. A razão disso é que, em 9 de fevereiro de 2007 o Jornal Pequeno de Recife, publicou a relação das músicas que seriam executadas pela agremiação Empalhadores do Feitosa no carnaval. Entre elas, a marcha "O frevo". O termo frevo aqui, significando efervescência, burburinho nas ruas.(Na verdade o frevo, enquanto genero musical ainda não existia) Foi a 1ª vez que a palavra foi citada na imprensa. Evandro Rabelo nosso pesquisador do carnaval (ainda vivo), descobriu isso e foi assim instituído o dia do frevo, todo 9 de fevereiro, por proposta do vereador Byron Sarinho. Se os senhores da cultura oficial quiserem aprender sobre frevo, leiam o excelente livro Carnaval do Recife, do nosso Historiador Leonardo Dantas Silva e não se ponham a criar o dia do frevo, pois, ele já existe!!!
Inaldo Moreira (compositor)
Recife
Já que estamos no país do 'obrigatório' e do 'proibido', acho que, de duas uma: um presidente não-aculturado teria que ser obrigado a terminar os estudos (para dar um bom exemplo) ou proibido de assinar decretos sobre os quais não sabe coisa alguma (por uma questão de coerência).
Que comentário fora de propósito, discriminatório e desinformado da leitora Andrea M. Pois, este mesmo presidente 'nao-aculturado' tem assinado vários decretos que regulamentam leis que criaram várias novas universidades, centros de educação, programas de inclusão de jovens, etc. O que não ocorreu com a mesma intensidade durante todo o século que o Brasil foi governado por pessoas 'aculturadas' e que terminarm seus estudos e, que estes sim, teriam mais do que a obrigação de desenvolver a cultura e educação dos menos 'aculturados' e menos educados. Sendo assim, como explicar que o simples pode oferecer mais ao complexo ou realizar as obras que seriam do complexo dos 'aculturados' e que terminaram seus estudos. Tenha o dito.
Quanta bobagem!!!
Que mal existe em ter duas datas para o FREVO?
ALEGRIA, BRINCANTES!
O Frevo é tão especial que tem
data municipal, que é 9 de fevereiro
e data nacional, dia 14 de setembro
O FREVO não pertence apenas aos Pernambucanos, SOU PERNAMBUCANA, mas este patrimônio cultural de natureza imaterial é patrimônio do mundo, para quem quiser "FREVER".
Quem entende de frevo é quem pratica, estuda e respeita ele.
Convido aos meus conterrâneos, de bom senso, a refletirem junto comigo. Que mal existe em ter duas datas para o frevo? (municipal e nacional)
"Bom demais, bom demais. Menina vem depressa.
Que esse frevo é bom demais..."
Em vez de ficar "arengando" por bobagem vai ensinar o que é o frevo, fazer as pessoas se apaixonarem por ele, seja no frevo de rua, no frevo canção, no frevo de bloco...O FREVO É BOM DEMAIS!
Salve a Cultura Popular Brasileira! Salve Pernambuco!