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Produções independentes em parceria com estrangeiros ganham espaço na TV Brasil

A TV Brasil vai abrir espaço na programação para a exibição de obras audiovisuais de produtores independentes feitas em parceria com empresas estrangeiras. A iniciativa faz parte de um convênio firmado na sexta-feira (15) entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela TV pública, e a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV). Por meio do acordo, a TV Brasil passa a integrar o Brazilian TV Producers (BPTV), entidade com objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional.

De acordo com a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel, a parceria representa um passo importante para ampliar as oportunidades de captação de recursos estrangeiros destinados à produção nacional.

“Isso facilita a vida do produtor audiovisual brasileiro. Quando ele vai lá fora fazer uma sociedade com um produtor estrangeiro, se ele não tem uma TV para exibir, o negócio dele tem menos futuro. Ninguém quer financiar aquilo que não tem janela de exibição garantida. Mas se ele pode dizer que tem a TV pública para exibir, mais facilmente ele arranja um capital, um sócio para financiar a obra dele”, destacou.

Tereza Cruvinel também ressaltou os ganhos para o público, que passa a contar com mais opções de produções nacionais de qualidade exibidas em um canal aberto. “É um negócio bom para os dois [lados]”, acrescentou.

Para o produtor independente do setor de animação Kiko Mistrorigo, esse suporte que o setor ganha a partir do convênio garante maior fôlego e credibilidade às produções nacionais.

“Até hoje sempre foi muito difícil negociar lá fora. A lógica do mercado em todos os países é primeiro negociar internamente e depois ir para fora, mas a gente não tinha isso aqui. Ter uma TV nacional com esse espaço é fundamental para estimular o mercado”, disse ele, que estima que o custo para se produzir uma série de animação gira em torno de R$ 5 milhões.

O Brazilian TV Producers é um programa de incentivo à exportação e à valorização das obras audiovisuais brasileiras. O organismo foi criado em 2004 para viabilizar parcerias entre empresas nacionais e estrangeiras por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de televisão, internet, telefonia celular e novas mídias. A gestão é de responsabilidade de um comitê que conta com a parceria da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão, do Ministério da Cultura e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

*Com informações da Agência Brasil.

Andrea Lombardi

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

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