O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) pretende financiar o desenvolvimento de serviços e conteúdos digitais através do Programa de Desenvolvimento de Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (Protic).
A iniciativa apoiará o financiamento para todo tipo de instituição, pública ou privada, que tenham projetos com objetivos consistentes e adequados à proposta do Protic, que tem como ponto de partida projetos que dêem continuidade ao trabalho realizado pelo consórcio do Sistema Brasileiro de TV Digital.
Com a intenção de facilitar e agilizar a implementação, a curto prazo, da TV Digital brasileira, já foi enviada uma carta-convite para algumas universidades e centros de pesquisa para apresentarem projetos de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões.
As instituições convidadas podem desenvolver projetos de middleware para o sistema; aprimoramento dos sistemas de transmissão e recepção; melhoria da qualidade técnica do sinal; desenvolvimento de novos dispositivos de recepção; e interatividade. Os projetos podem ter tempo de execução de 12 a 18 meses.
Após essas atividades iniciais, normalmente os projetos selecionados pelo Protic serão financiados através de editais que, no entanto, ainda não têm uma data oficial para serem lançados.
O órgão operacional do Protic será o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), gerido, por convênio, pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…