Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, das 15h às 16h30, o Programa Petrobras Cultural promove um chat com a Gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa, e a responsável pela seleção pública do setor de Artes Cênicas, Regina Studart. A primeira meia hora está reservada para questões gerais do Programa Petrobras Cultural e a hora final será dedicada especialmente ao setor de Artes Cênicas.
Para a edição de 2008/2009 do PPC, o setor de Artes Cênicas continuará contemplando a manutenção de grupos e companhias de teatro e dança por dois anos, com verba máxima de R$500 mil por projeto. Este ano o programa traz uma novidade com a abertura de seleção pública para a área de circo, contemplando a manutenção de grupos, companhias de circo e trupes circenses, também pelo período de dois anos, com verba máxima de R$200 mil por ano por projeto.
Para participar, acesse o site do PPC no momento do chat.
Os próximos chats estão agendados para os dias 9 e 23 de outubro, e 6 e 13 de novembro, sempre com espaço para aspectos gerais do Programa Petrobras Cultural e questões específicas do edital de cada setor. Acompanhe a programação no site do PPC.
Sobre o Programa Petrobras Cultural 2008/2009
Graças a um “Acordo de Cooperação Técnica” a ser firmado entre a Petrobras e o Ministério da Cultura, não será exigida a prévia aprovação na Lei Rouanet para a inscrição de projetos (com exceção do setor cinema, área de produção e distribuição, longa-metragem, cujos projetos já deverão dispor da aprovação na Lei de Incentivo – Audiovisual).
A próxima edição do programa terá as inscrições abertas no dia 15 outubro. Nesta data, a Petrobras disponibilizará no site do PPC os formulários de inscrição para a linha de atuação “Produção e Difusão”, nos seguintes setores de seleção pública: Audiovisual, Cultura Digital, Música, Artes Cênicas, Literatura. Em maio de 2009 serão abertas as inscrições para as seleções públicas das linhas de atuação “Preservação e Memória” e “Formação”.
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…
View Comments
Olha amigos, sinceramente este chat foi um fiasco total. Eles não souberam apontar nenhuma novidade a não ser que agora o PPC vai investir em ações com grupos circenses também. Eu fiz uma série de questioanmentos sobre o meu projeto em particular (muitos foram cortados pelo moderador babaca deles) e a desculpa que me foi dada é de que se o projeto não tem uma comprovação de 5 anos de exercício eles não poderão patrocinar. Neste ano de 2008 eu não recrutei meus dançarinos-intérpretes, pois muitos ainda apresentavam uma série de problemas e não alcançaram nenhum tipo de ajuda para participarem de minhas aulas. Isso para a Petrobrás significa que o projeto parou. Ora, essa é boa. A tal de Regina Studart, consultora da área de Artes Cênicas, não sabe como é difícil recrutar pessoas, as pessoas que TRABALHAM com dança contemporânea precisam pagar passagem e além disso, ela não tem idéia de como é difícil fazer um trabalho com periferias e apresentá-lo em teatro dessa elite que está aí? Ora essa mulher é uma tonta, vcs vão me desculpar com relação ao ponto de vista que eu construí dela, mas esse papo da Petrobrás não cola maise isso ainda demosntra o quanto essa empresa é caretona. Ou a Petrobrás assume de fato a produção cultural de qualidade no Brasil ou então esqueçam que existe a "maior patrocinadora de Cultura no país"... isso é mentira, conversa fiada e propagandista. Por este motivo eu estou com o edital da Votorantim que ... ao que parece está mais antenada nas questões de Democratização Cultural do Brasil.
Abraços à todos, e bom domingo!
Alexandre Reis