A Câmara analisa o Projeto de Lei 2910/11, do deputado Luciano Castro (PR-RR), que limita em cinco anos a duração de contratos de transmissão de direito total de autor a terceiros.
A proposta altera a Lei de Direitos Autorais (9.610/98), que atualmente permite a transmissão total e definitiva desses direitos de acordo com o contrato e limita em cinco anos a cessão apenas nos casos em que não haja estipulação contratual escrita. O projeto pretende limitar todos os acordos em cinco anos e prevê que o prazo poderá ser renovado com nova negociação.
O texto também determina que os documentos sejam assinados com presença do advogado de qualquer das partes e garante a assistência de defensor público se uma das partes não tiver condições de arcar com ajuda legal. O objetivo, segundo Castro, é preservar os direitos dos autores de qualquer abuso que possa ser cometido por editoras e gravadoras, por exemplo.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e Cultura, Constituição e Justiça e de Cidadania.
Clique aqui para ler a íntegra do projeto de lei.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…