Protagonismo feminino, uma necessidade!

Por Paula Caires

O mês de março acabou, mas a busca por mais igualdade e equidade da mulher na sociedade continua e no mercado audiovisual não é diferente. Apesar dos avanços conquistados ao longo do tempo, a trajetória ainda é longa.

Ilustração de Camila Rosa (@camixvx) para o More Grls (Crédito: Divulgação)

No mercado publicitário, a discrepância também é evidente. De acordo com a consultoria de comunicação com as mulheres 65/10 (meia cinco dez), 65% das mulheres não se identificam com a maneira como são retratadas e apenas 10% dos criativos nas agências são mulheres.

Mas, como mostra a pesquisa do Meio & Mensagem sobre o tema, ainda que lentamente, cresceu o número de mulheres nas áreas de criação das grandes agências brasileiras. Atualmente, as mulheres correspondem a 26% do total de profissionais da área, considerando vice-presidentes, diretores de criação, redatores e diretores de arte. Em 2015, esse número era de 20%. No final de 2015, havia quatro agências com mais de 30% de mulheres na criação; agora são dez. Nas funções de liderança, a presença de mulheres era de 6% e subiu para 14%.

Como mostrou o estudo feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) no ano passado, dos 142 longas-metragens brasileiros lançados nas salas do País em 2016, apenas 19,7% desse foram dirigidos por mulheres brancas. Na questão racial, o cenário seguia profundamente desigual: homens negros assumiram 2,1% da produção executiva enquanto mulheres negras não assinaram nenhuma produção sozinhas, participando apenas de equipes mistas. Nas obras incentivadas com recursos federais, apenas 21% tinham mulheres na direção e 28%, no roteiro. O resultado, que só comprovou o que as mulheres já sentiam na pele, serviu de base para o Ministério da Cultura (MinC) anunciar o primeiro conjunto de editais do programa #AudiovisualGeraFuturo.

Com o trabalho de mulheres que unem forças e esforços para ajudar a mudar esse cenário, o mercado também trouxe iniciativas. Em uma parceria entre o Prêmio Cabíria e o FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, a premiação lançou a categoria roteiros de piloto de série, mas com um diferencial: com protagonistas femininas, escritos ou co-escritos por mulheres. A organização também chegou a divulgar as 9 medidas simples para melhorar a representação feminina em roteiros, que evidenciam pequenos (grandes) reflexos da desigualdade desde o início das histórias. Dê nome aos seus personagens femininos, não descreva seus personagens femininos apenas com características físicas e dê voz e arco aos personagens femininos são algumas dicas.

Fruto de outra parceria, entre o grupo no Facebook “As Mulheres do Audiovisual Brasil” e a “Imprensa Mahon”, o “Prêmio Diadorim – Programa de Apoio a Roteiristas Mulheres” dará uma bolsa de estudos, oferecida pelo projeto Paradiso, para a roteirista vencedora fazer o curso “TV Writing Summer Intensive”, da Stony Brook University, nos Estados Unidos, no período de 10 a 21 de julho de 2019.

A mudança, gradativa, mostra seus reflexos nos lançamentos do ano no cinema e na TV, com o protagonismo feminino em produções audiovisuais de gêneros majoritariamente masculinos, como os filmes de ação. A estreia de Capitã Marvel nos cinemas, exatamente no dia 8 de março, não foi por acaso. Tem ainda a série animada de Carmen Sandiego na Netflix, Fênix Negra (Sophie Turner) no centro do novo filme da franquia X-Men, que ainda contará com mais mulheres fortes, como a Mística (Jennifer Lawrence) e a vilã misteriosa (Jessica Chastain). O empoderamento feminino estará também no discurso da produção. Na cena inédita exibida na convenção geek, Mística aparece questionando Charles Xavier (James McAvoy): “São as mulheres que sempre salvam os homens nas missões. A equipe deveria se chamar X-Women”.

A Disney já anunciou a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) nos filmes de Os Vingadores, há previsão da série original Batwoman, uma segunda temporada confirmada da série brasileira Aruanas – produzida pela Globoplay com quatro protagonistas (Camila Pitanga, Leandra Leal, Débora Falabella e Taís Araújo), Mulher-Maravilha 2 (previsto para 2020), a adaptação do anime Alita: Battle Angel, a personagem Agente M (Tessa Thompson) em Homens de Preto em MIB, Sarah Connor (Linda Hamilton) como foco na sexta história de Exterminador do futuro, além de Natalia Reyes, que dará vida a Dani Ramos, e Mackenzie Davis, que interpretará Grace, o reboot de As Panteras e a volta da jedi Rey para o Episódio 9 de Star wars.

O protagonismo feminino também tem presença em projetos desenvolvidos pela Roteiraria. Do total de 13 projetos em desenvolvimento com a colaboração de alunos, 11 têm mulheres no papel principal, sendo 10 séries e 1 filme. Na vida real, a Roteiraria escola – centro de formação de roteiristas para o audiovisual – as salas de aula têm o público quase que dividido, com predominância do público feminino: 50,3% dos alunos são mulheres e 49,7% são homens.

Outro exemplo é coletivo criado pela produtora Conspiração – o Hysteria, o nome vem de “Hystera” ou “Hysteros”, útero em grego e reúne conteúdos que não são, necessariamente, criados para e sobre mulheres, mas por elas. Também não por acaso, a produtora é comandada por uma mulher!

Como também já mostrou pesquisas, a simples presença de uma mulher em um cargo de comando já aumenta consideravelmente a proporção dos gêneros na equipe. O que corrobora mais uma vez para o fato de que o espaço das mulheres, realmente, só pode ser conquistado a partir do próprio protagonismo feminino nessa luta. Seja em frente às câmeras ou nos bastidores, cabe a cada uma abrir caminhos, portas, refletir e estimular a reflexão para a quebra de paradigmas e estereótipos tão enraizados em nossa sociedade histórica e culturalmente patriarcal.

Paula Caires

À frente da Caires Comunicação, Paula Caires é jornalista, pós-graduada em comunicação empresarial e relações públicas, com quase 10 anos de experiência em assessoria de comunicação e produção de conteúdo para canais on e off line. Atualmente, também atua no marketing digital. Por meio de parceiros estratégicos, oferece um olhar 360° da comunicação, com produtos sob medida.

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

17 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago