Categories: NOTÍCIAS

Queijo Minas e casa de Chico Mendes viram patrimônio

Em reunião ontem em Belo Horizonte, o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, por aclamação, o registro do modo artesanal de fazer queijo-de-minas como patrimônio imaterial brasileiro. Assim, o queijo se tornou o 13º bem imaterial do Brasil, junto ao ofício das baianas do acarajé e o modo de fazer viola-de-cocho. Em seguida, o conselho aprovou o tombamento da Casa de Chico Mendes, em Xapuri, no Acre, onde o líder sindical e ambientalista foi assassinado, há 20 anos.

“O queijo, este produto de origem milenar que os exploradores do ouro trouxeram para Minas, é hoje uma das maiores expressões da chamada mineiridade”, argumenta Angela Gutierrez, conselheira do IPHAN, em seu parecer. “Seja como alimento ou como manifestação cultural, está presente no cotidiano e no imaginário de todos os mineiros. Esse saber, do modo de produção queijeira, passado de pai para filho, de geração a geração, este conhecimento garantiu ao longo dos séculos a sustentabilidade das famílias, assim como representa também ajuda imprescindível à economia familiar”. Após a aprovação, a próxima etapa será a homologação pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Na votação sobre a casa de Xapuri, estava prersente a presidente do Instituto Chico Mendes e filha do seringalista que lutou pela preservação sustentável da Amazônia, Elenira Mendes, que apontou a importância do tombamento da casa, onde funciona um centro de memória em homenagem a seu pai:

“Nós sempre tivemos o cuidado de preservar a casa. Desde que meu pai foi assassinado, nós não moramos mais lá, para manter tudo como era: os móveis estão no mesmo lugar a casa vizinha se mantém exatamente como era. Mas, com o tempo, fica difícil evitar que a rua seja asfaltada e que a região mantenha as suas característica, sem instrumentos legais para assegurar essa proteção”.

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

4 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

5 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

5 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

2 semanas ago