Balanço preliminar feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) indica que o desempenho do cinema nacional quebrou recordes históricos de número de lançamentos, público e renda de filmes nacionais em 2013. Até o fim de dezembro, terão chegado às salas de cinema mais de 120 filmes, número inédito nos últimos 30 anos.
“O Fundo Setorial do Audiovisual marca a retomada da capacidade de investimento do Estado no desenvolvimento do setor audiovisual. Rapidamente, ao longo desses últimos anos ele se tornou o principal instrumento de apoio ao setor e é parte fundamental do bom momento que vivemos hoje, ao lado é claro do talento e da capacidade dos nossos artistas, técnicos, produtores e realizadores, da capacidade empreendedora dos nossos distribuidores, exibidores e programadores de televisão e toda a mobilização da indústria audiovisual brasileira”, afirmou na última semana o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.
Em 2012, 61% do total das receitas de bilheteria dos lançamentos nacionais do ano vieram de filmes contemplados com recursos do FSA. Em 2013, com dados consolidados até o mês de novembro, este número subiu para 71%.
Segundo dados da Superintendência de Acompanhamento de Mercado da Ancine, 136 filmes nacionais devem ser lançados no ano que vem. Somente em janeiro, três longas-metragens nacionais com grande potencial de público serão lançados, disputando espaço com os principais lançamentos internacionais em um mês considerado nobre pelo mercado.
Utilizando dados computados até o fim de novembro, o market share do cinema brasileiro em 2013 está em 18,3%, níveis bastante superiores aos de 2012, que fechou com 10,62% de participação nacional no mercado. As cinco maiores bilheterias do período foram: “Minha Mãe é uma Peça”, de André Pellenz, com 4,6 milhões de ingressos vendidos; “De Pernas pro Ar 2”, de Roberto Santucci, lançado na última semana de 2012, com 4,2 milhões ingressos vendidos; “Meu Passado me Condena”, de Julia Rezende, com 2,9 milhões de ingressos vendidos; “Vai que dá Certo”, de Maurício Farias, com 2,7 milhões de ingressos vendidos; e “Somos Tão Jovens”, de Antonio Carlos da Fontoura, com 1,7 milhões de ingressos vendidos; “Crô, o Filme”, de Bruno Barreto, ainda em cartaz; “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio; “O Concurso”, de Pedro Vasconcelos; e “Mato sem Cachorro”, de Pedro Amorim, também contribuíram com uma quantidade de bilhetes vendidos acima dos seis dígitos.
Em relação ao parque exibidor brasileiro, de 2009 a dezembro de 2012, quando o ano fechou com 2.517 salas, foi constatado um crescimento de 19,3%. O ano de 2013 deve fechar contabilizando um total de 2.730 salas de cinema no território nacional. Uma das metas do programa Cinema Perto de Você é que todas estas salas estejam digitalizadas até o final de 2015.
Televisão – Na área da produção para a TV o crescimento é ainda mais evidente. Apenas nos três primeiros semestres do ano foram emitidos 2.337 Certificados de Registro de Título, contra 1.059 em todo o ano de 2012 e apenas 761 no ano anterior, quando a nova lei da TV paga ainda não estava em vigor. O volume de CPBs para obras seriadas também aumentou exponencialmente: foram 823 em 2013, contra 315 em 2012 e 200 em 2011.
“A TV por assinatura cresceu em 2011 e 2012 cerca de 27% ao ano, e em 2013 vai crescer ao redor de 13%, o que não é pouco. Neste ambiente, mais de 80 canais têm exibido no horário nobre filmes e séries brasileiros independentes. O Fundo do Audiovisual está presente em uma parcela significativa dessas obras”, disse Rangel.
Números definitivos e consolidados do mercado audiovisual em 2013 devem ser divulgados pela Ancine no primeiro trimestre de 2014.
*Com informações da Ancine
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…