Neste vídeo do Projeto Produção Cultural no Brasil, a livreira e agitadora cultural cearense Mileide Flores fala sobre a importância da livraria na relação com as pessoas que passam na sua porta.
“É na porta de uma livraria que todos os problemas sociais, culturais, econômicos desabrocham. Não é na porta de qualquer outro comércio. A função social e a responsabilidade cultural do livreiro é tão parecida quanto a da biblioteca”, diz Mileide.
Segundo ela, no momento em que a corrida pela venda do livro superou essa responsabilidade, as livrarias e os leitores começaram a diminuir.
A livreira fala também sobre a importância do livro para outras expressões culturais, como o teatro, e da Bienal do Livro para os autores e editores cearenses.
O projeto Produção Cultural no Brasil é uma realização da Casa da Cultura Digital e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, com orçamento obtido via Cinemateca Brasileira e Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC). A execução é responsabilidade da Beijo Técnico Produções Artísticas, Garapa Coletivo Multimídia e FLi Multimídia, em parceria com a Azougue Editorial.
s://vimeo.com/15880247#
Entrevista gravada no dia 10 de junho de 2010.
Clique aqui para ver o vídeo no site do projeto.
*Material licenciado em Creative Commons (licença CC BY SA)
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…