No próximo mês, ministros da Cultura dos países participantes, associados e convidados estarão reunidos no Rio de Janeiro
Como presidente pró-tempore do Mercosul Cultural, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, estará à frente da XXIII Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, que acontecerá no dia 21 de novembro, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Além dos ministros da Cultura dos estados participantes do Mercosul – Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela – e dos países associados – Chile, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador -, o encontro contará com a presença, como observadores, dos titulares da pasta da Cultura de dois países convidados: Guiana e Suriname.
Na pauta das discussões, assuntos relevantes para o Mercado Comum do Sul (Mercosul) como a projeção da área cultural nos foros multimaterais; o intercâmbio de experiências; as perspectivas de integração; a cooperação; e a economia da cultura.
Presidência Pró-tempore – No mês de agosto, a Presidência Pró-tempore do Mercosul passou a ser exercida pelo Brasil, em um mandato que culminará na XXXI Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum e na Cúpula de Presidentes do Mercosul, em dezembro deste ano.
Caberá ao governo brasileiro, e aos representantes da sociedade civil que atuam no fortalecimento do processo de integração regional, conduzir as negociações em andamento nos múltiplos foros do Mercosul.
O objetivo da Presidência Pró-tempore é o de contribuir, nos planos econômico, comercial, social e político, para a implementação das metas de integração regional traçadas pelo Tratado de Assunção, de 1991, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Fonte: Comunicação Social/MinC