Gestores públicos e agentes culturais com forte representatividade na cultura do Estado do Rio de Janeiro compõem o Grupo de Coordenação Estadual (GCE), que deverá contribuir com a elaboração da Lei Estadual de Cultura e com a construção do Plano Estadual de Cultura.
Nas falas dos participantes foi abordada a importante contribuição que os membros do GCE terão na construção da Lei e do Plano e também na mobilização das reuniões públicas, tanto setoriais como as regionais, que irão acontecer nos próximos meses.
Foi enfatizada, ainda, a necessidade da participação dos agentes culturais do interior do estado em todo o processo. Outra proposta discutida foi a de comprometer os candidatos municipais com uma agenda de projetos para o desenvolvimento cultural do estado.
Flavio Aniceto, consultor do MinC para a formação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), ressaltou a importância de afinar as estratégias do Plano Estadual de Cultura com as metas do Plano Nacional de Cultura.
A formação dos gestores culturais também foi colocada por membros do grupo como fundamental para um trabalho mais efetivo e qualificado. O GCE terá encontros mensais ao longo do processo de elaboração da Lei e de construção do Plano Estadual de Cultura.
*Com informações do site da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…