O maestro Roberto Minczuk pediu exoneração do cargo de diretor artístico do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A saída foi decidida após uma reunião com o conselho curador da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), nesta segunda-feira (18/4). O maestro também é diretor artístico e regente titular da orquestra, que está em crise desde janeiro.
O regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal (OSTM), maestro Sílvio Viegas, passa a responder interinamente pela direção artística da casa. Tanto os músicos da OSB quanto os do teatro já haviam criticado o acúmulo de funções de Minczuk. Os da OSB pedem à fundação que administra a orquestra que o afaste do cargo, uma vez que não há mais condições de trabalho conjunto.
A crise começou depois que a Fundação, por indicação do maestro, impôs uma avaliação de desempenho aos músicos e depois demitiu 33 deles, que se recusaram a participar. Eles realizaram hoje uma audiência pública na Assembleia Legislativa, em que reiteraram denúncias de supostos desmandos da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e do regente.
*Com informações do Estadão.com
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…