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Rock in Rio divulga balanço final

Foram quase 100 horas de atividades ao longo de sete dias e um público de 700 mil pessoas presentes na Cidade do Rock, para acompanhar de perto as mais de 160 atrações do Rock in Rio, que voltou a sua cidade natal após 10 anos.

Segundo estimativas da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur), o Rock in Rio impactou em mais de R$ 880 milhões na economia do Rio de Janeiro, atingindo uma média de 90% de ocupação dos quartos da rede hoteleira carioca. A cidade contou com a visita de 350 mil turistas sendo 25% estrangeiros.

Quem não vivenciou pessoalmente o festival, acompanhou pela televisão e pela internet. Foram 180 milhões de internautas de 200 países que acompanharam o festival pelo site oficial e das ações nas redes sociais. O Rock in Rio alcançou 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais, tornando-se o festival com melhores índices nesse quesito, superadando outros grandes festivais do mundo como Glastonbury (Reino Unido), Lollapalooza (EUA), Coachella (EUA). O site oficial do festival obteve mais de cinco milhões de visitantes únicos e atingiu os Trending Topics do Twitter em 13 países.

A Cidade do Rock disponibilizou diversas ações para a diversão e um total de 83,2 mil pessoas passaram pela Roda Gigante do Itaú e da Prefeitura do Rio de Janeiro, pela Tirolesa da Heineken, pelo Free Fall da Bis e, também, pela Montanha Russa da Chilli Beans.

Dentro da Cidade do Rock, as empresas parceiras do festival também alcançaram índices que superaram as expectativas iniciais. No ramo alimentício, a rede de sanduíches Bob’s vendeu 448 mil hambúrgeres ao total. Somente no dia 24, segundo dia de festival, a rede quebrou um recorde ao vender 79.112 hambúrgeres em um único dia. A marca era de 58.175 hambúrgeres e estava registrada no Guiness Book – O Livro dos Recordes.

O Spoleto, rede de massas, vendeu 25.522 refeições e alcançou índice 30% maior do que projetado inicialmente. A media de venda das lojas da rede é de 555 refeições dia e no evento esse numero chegava a 4,5 mil. Já a pizzaria Domino’s obteve índice 12% maior do que o planejado. Foram 55.783 pizzas vendidas em sete dias de festival. A Koni Store, com 21 mil konis e rolls vendidos, excedeu em 18% sua estimativa inicial de vendas.

Ao longo dos sete dias, a Heineken vendeu 700 mil litros de chopp na Cidade do Rock. Ao total, foram 1,7 milhão de copos vendidos. Já a Taco, empresa do segmento de roupas, comemorou a venda de 10 mil peças. As camisas especiais do Rock in Rio representaram 50% de todas vendas realizadas.

Outro termômetro é a quantidade de Rock in Rio Club vendidos: 15 mil pessoas adquiriram o cartão para o evento que acontecerá apenas em 2013 e ainda não tem nenhuma banda anunciada. Com taxa de adesão de R$ 79, o Rock in Rio Club dá benefícios como 20% de desconto na compra de produtos oficiais do Rock in Rio; pré-venda garantida para o festival de 2013; 15% de desconto para as compras de ingressos nos festivais futuros do Rio, Lisboa, Madri e onde mais o Rock in Rio for realizado. A venda acontece apenas no site oficial (www.rockinrio.com.br) e terá validade até dezembro de 2013.

Na limpeza, os sete dias de Rock in Rio geraram 331 toneladas de resíduos. Desse total, 74 toneladas de lixo orgânico recolhidas pela Comlurb foram levadas para a Usina do Caju para compostagem e transformação do adubo orgânico chamado Fertilurb, que será utilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no “Rio Capital Verde”, programa de reflorestamento do município que recuperará 1,5 mil hectares até 2012. Para a Estação de Transferência de Jacarepaguá seguirão 156 toneladas de material potencialmente reciclável e serão trabalhadas pela Cooperativa Barracoop. Já as 101 toneladas de material reciclável, principalmente papelão, papel misto, plástico e latas, coletadas pela Barracoop, seguiram direto para reciclagem. Os profissionais da cooperativa ficarão com toda a renda da venda dos resíduos recicláveis.

No caso específico da madeira, segundo os organizadores, se não puder ser reutilizada ou doada a ONGs, será entregue a uma empresa do Rio de Janeiro e utilizada para a produção de biomassa. Todos os resíduos comuns que não são passíveis de valorização são encaminhados para o Centro de Tratamento de Resíduos – CTR-Rio, em Seropédica.

Cidade do Rock em números

Atrações: Mais de 160
Horas de música: 98 horas
Empregos: 10 mil, direta e indiretamente
Cabos: 200 quilômetros utilizados
Dutos: 50 quilômetros utilizados
Energia: 12 Kwa de energia utilizados, valor equivalente a 600 casas.
Área: 150 mil m²
Transmissão:  Multishow e TV Globo

Empresas Parceiras

Kodak: 2.800 pessoas atendidas por serviços fotográficos
Niely: 5.000 cabelos foram produzidos
Taco: 10 mil peças foram vendidas ao longo do festival. Metade das peças vendidas foram camisetas da coleção Rock in Rio, cuja unidade custava R$ 26. O recorde de venda da empresa aconteceu no sábado, 01, com 1.700 peças vendidas.
Trident: A Cabine Trident by YouTube, localizada no camarote da marca, contou com 1200 vídeos gravados, com cerca de 2 mil participações, pois os vídeos eram gravados, geralmente, em dupla.
Já a ação GigaRiso (o smiley gigante) reuniu 500 pessoas para o riso coletivo e a GigaFoto (a foto gigapanorâmica) contabilizou mais de 6 mil risos no festival de uma só vez.

Entretenimento

Roda Gigante Itaú e Prefeitura do Rio de Janeiro: cerca de 37 mil pessoas
Tirolesa Heineken: cerca de 5,2 mil pessoas
Free Fall Bis: cerca de 9,5 mil pessoas
Montanha Russa Chilli Beans: cerca de 31,5 mil pessoas
Total: 83,2 mil pessoas usufruíram das atividades paralelas na Cidade do Rock

Palco Mundo

Peso: 600 toneladas com toda estrutura montada
Som: Propagava-se em um raio de 600m

Palco Sunset
Peso: 100 toneladas com toda estrutura montada
Som: Propagava-se em um raio de 150m

*Com informações da Assessoria de Imprensa do Rock in Rio

Redação

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