Categories: NOTÍCIAS

Salvador sedia IV Campus Ibero-americano

Evento internacional sediado em Salvador discute cooperação entre países ibero-americanos. Gilberto Gil pretende “consagrar a Ibero-América como um espaço comum de trocas culturais”

O IV Campus Euroamericano de Cooperação Cultural da Organização de Estados Iberoamericanos -encontro promovido pela OEI, UFBA e Fundação Interarts, iniciativa que está sendo apoiada pelos Ministérios da Cultura do Brasil e da Espanha, Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. O objetivo do evento é incentivar, analisar e fomentar as vias existentes de cooperação cultural entre ambos continentes, além de inovar e abrir novos espaços para o diálogo. É também uma ocasião para fomentar a transferência de conhecimentos, o intercâmbio de experiências e a construção de projetos comuns para criar novos mundos de cooperação direta e efetiva.

Realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a cerimônia também contou com a presença do diretor-geral de Cooperação e Comunicação Cultural do Ministério da Cultura da Espanha, Carlos Alberdi; do reitor da UFBA, Neomar Monteiro de Almeida Filho; do secretário-geral da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI), Francisco Piñón; e de Annamari Laaksonen, que representou a Fundação Interarts e o músico Carlinhos Brown.

Na opinião do ministro Gilberto Gil o evento é mais uma oportunidade para “consagrar a Ibero-América como um espaço comum de trocas culturais, em que uma vasta semiodiversidade se estabelece a partir de uma história e de um processo cultural repletos de proximidades e conexões”.

“Temos uma tarefa comum, que é a de valorizar a cultura entre os deveres básicos do Estado, fazendo com que o conjunto de nossos governos e sociedades compreenda e exerça o papel estratégico da cultura para o desenvolvimento sustentável de nossos países, e para uma governança global equilibrada.”

“Estamos nos preparando agora para as tratativas de outubro, que serão decisivas. Temos que nos concentrar nisso. (…) Tudo leva a crer que será possível estabelecer o acordo, criando o Protocolo de Kyoto da cultura”, afirmou Gil.

Além do Ministro Gilberto Gil, Sérgio Sá Leitão, Teixeira Coelho, Monica Serra e Leonardo Brant, são alguns brasileiros convidados para palestrar no evento.

Redação

Recent Posts

Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027 está com inscrições abertas

Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…

1 dia ago

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

1 semana ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago