No início da noite da última sexta-feira, dia 16, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Luciano Coutinho, reuniu-se com os secretários de Cultura da região Nordeste, que lhe entregaram um documento com propostas reivindicando maior participação dos estados nordestinos na política pública nacional de cultura.
O documento, finalizado momentos antes em uma reunião entre os secretários, visa conseguir maior apoio financeiro da estatal para a sustentabilidade da cadeia produtiva cultural: “O Fórum dos Secretários de Cultura discutiu um plano comum para a cultura do Nordeste, e pretende convocar como parceiros o BNDES e o BNB”, sintetizou Luciana Azevedo, presidente da Fundarpe, que representou o secretário de Cultura de Pernambuco. “Este é um momento histórico no reconhecimento da importância da cultura do Nordeste”, afirmou.
Luciano Coutinho foi auxiliado pela representante regional do MinC, Tarciana Portela, que apresentou um documento contendo uma análise das diversas áreas culturais do Nordeste, com ênfase para o audiovisual, música e editoração. Coutinho contou ter decidido se reunir com os secretários depois de ter recebido uma bancada de parlamentares nordestinos que lhe cobraram maior apoio para os empreendimentos culturais da região: “Nós nos reunimos com os assessores do banco e formulamos algumas propostas, mas são ainda hipóteses, que podem ser refinadas, discutidas com os secretários”, disse o presidente do BNDES, acenando para apoio diferenciado no desenvolvimento da produção cultural nordestina.
Outra demanda dos secretários é direcionada ao MinC. Trata-se da distribuição dos recursos captados pela Lei Rouanet, dos quais 79% concentram-se no Sudeste, enquanto o Nordeste fica com 6%. Eles apontam a discrepância percebida quando se compara a distribuição entre o primeiro colocado do Sudeste, São Paulo, e o último do Nordeste, o Piauí. Para os paulistas, em 2007, foram distribuídos R$ 185,7 milhões, enquanto os piauienses ficaram com R$ 124,4 mil.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…