Categories: DIREITO AUTORAL

Seminário “O direito à educação e a reforma da lei de direitos autorais”

Será realizado neste sábado, dia 13, em São Paulo, o seminário “O direito à educação e a reforma da lei de direitos autorais”, encontro que reunirá gestores, organizações da sociedade civil, pesquisadores e educadores para debater a reforma da lei de direitos autorais, consulta pública que deve ser lançada em abril.

As tecnologias digitais ampliaram consideravelmente as possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento e têm entusiasmado educadores, pesquisadores e estudantes no debate sobre a incorporação desses recursos na escola para melhorar a qualidade da educação.

No entanto, a legislação de direitos autorais em vigor apresenta restrições ao pleno desenvolvimento dos processos educativos. A Lei de Direitos Autorais (a chamada LDA, lei 9.610, de 1998) não permite que músicas, filmes, fotos, cópias de textos – mesmo aqueles que estão fora de circulação comercial – sejam usados para fins didáticos e educacionais. Escolas e universidades, assim como organizações não-governamentais que trabalham com atividades de formação, estão sujeitas a esses limites.

Depois de um processo de audiências iniciado em 2007 com diversos setores da sociedade civil, o Ministério da Cultura elaborou um anteprojeto de lei para a reforma da LDA, que está prestes a ser aberto para consulta pública, antes de ser encaminhado para votação no Congresso. A previsão é que a consulta se inicie ainda em março, de acordo com o MinC.

Para debater os limites da atual LDA e os pontos necessários em uma reforma para que se equilibrem os direitos do autor e o direito à educação, organizações envolvidas com o tema – Ação Educativa, Casa da Cultura Digital, GPopai-USP, Idec, Instituto Paulo Freire, Intervozes e Música Para Baixar – realizam um debate no dia 13 de março, das 10 às 17 horas, Rua Pedro de Souza Campos Filho, 289, Alto da Lapa, em São Paulo. A participação é gratuita e não é necessária inscrição.

Confira abaixo a programação completa do evento:

10h – Abertura
Participantes: Rafael Pereira Oliveira (Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e Acesso à Cultura do Ministério da Cultura); Alexandre Schneider (Secretário Municipal de Educação de São Paulo); Paulo Teixeira (Deputado Federal, PT-SP); membros do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) – a confirmar; e membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) – a confirmar.
Mediação: Guilherme Varella (advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec).

11h às 13h- O direito autoral e o direito à educação
O que são os direitos autorais? Como as obras são protegidas e como são remunerados os seus autores? Qual a relação existente com o direito à educação? Por que é importante pensar nos direitos autorais no dia-a-dia da sala de aula e da universidade?
Participantes: Túlio Vianna (UFMG); Luiz Moncau (Centro de Tecnologia e Sociedade, da FGV Direito Rio); e Lilian Starobinas (professora de História do Ensino Médio e doutora em Educação).
Mediação: Vera Mazagão (Ação Educativa)

13h às 15h – almoço livre

15h às 17h – Reforma da LDA e impactos na educação
O que pode avançar com a reforma da LDA? Quais são os pontos críticos para a educação? As limitações para a educação (cópias na universidade, acesso aos livros). Como equilibrar a proteção ao autor com o acesso ao conhecimento?
Participantes: Rafael Pereira Oliveira (Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e Acesso à Cultura do Ministério da Cultura); Pablo Ortellado (professor, EACH-USP/Gpopai); Sergio Amadeu (professor, UFABC/Casa da Cultura Digital); e Guilherme Carboni (advogado especialista em direitos autorais).
Mediação: Salete Camba (educadora popular/secretária executiva do Fórum Mundial de Educação)

O seminário – O direito à educação e a reforma da lei de direitos autorais será realizado no Instituto Paulo Freire – Casa da Cidadania Planetária (Rua Pedro de Souza Campos Filho, 289, Alto da Lapa l São Paulo l SP), das das 10h às 17h. As inscrições são gratuitas. Mais informações no telefone (11) 3151-2333 ramal 103 ou 170, com Fernanda ou Geusilene ou (11) 3874-2174/8629-9727 ou clicando aqui.

Carina Teixeira

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Share
Published by
Carina Teixeira

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

20 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago