Realizado pelo Instituto Pensarte, Visões da Cultura promove o debate nacional sobre políticas para o setor; governos receberão as propostas apresentadas Por Sílvio Crespo
www.culturaemercado.com.br
05/09/2003
Na próxima terça-feira, dia 9, será realizado em São Paulo o seminário Visões da Cultura, com o objetivo de reunir e sistematizar as demandas da sociedade civil em todas as áreas culturais e artísticas, para constituir uma base para a agenda política dos governos federal, estaduais e municipais. Sérgio Sá Leitão, chefe de gabinete do ministro Gilberto Gil, e Cláudia Costin, secretária da Cultura do estado de São Paulo, confirmaram presença, entre outras autoridades.
Presidirão as mesas setoriais o presidente do Instituto Pensarte, Sérgio Ajzenberg, o advogado José Carlos Costa Netto, o produtor Carlos Mamberti, o superintendente do MAM, Ronaldo Bianchi e a presidente do Sinapesp-Aiap (Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo), Antonietta Tordino, entre outros. O diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, também estará presente.
O seminário dará continuidade a um projeto mais amplo, iniciado em 25 de junho, quando o Instituto Pensarte, entidade idealizadora do Visões, começou a receber pela Internet (www.pensarte.org.br/visoesdacultura) contribuições de todo o país para o debate sobre as demandas da área cultural. Foi o pontapé inicial para o processo de implantação de um espaço permanente de discussão sobre as políticas para o setor, do qual vem participando ativamente parcela significativa da comunidade cultural brasileira. A revista eletrônica Cultura e Mercado apóia o projeto desde o início, por sua importância para formação de uma visão crítica na sociedade brasileira sobre a atuação do Estado na área cultural.
Visões da Cultura é fruto de uma união de esforços de entidades representativas em várias áreas artísticas. A iniciativa é do Instituto Pensarte, que organizou o programa, sistematizou as propostas enviadas pela comunidade cultural e será responsável pela redação do documento final, a ser entregue ao Ministério da Cultura e a secretarias estaduais e municipais. O CBC (Congresso Brasileiro de Cinema), o Sinapesp-Aiap, a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e a ONG Raízes da Tradição, entre outras instituições, participaram ativamente. O evento tem o apoio do Sesc SP (Serviço Social do Comércio) e patrocínio do Grupo Pão de Açúcar.
Restam poucas vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pensarte.org.br/visoesdacultura, pelo preço de R$ 15. Informações pelo e-mail visoesdacultura@pensarte.org.br.
Leia também:
Pensarte cria fórum permanente de políticas culturais
Iniciativa reúne entidades representativas
Conheça a programação do seminário
Setor cultural apresenta novas demandas
Copyright 2003. Todos os direitos reservados.