Mobilização Dança reúne críticos e pensadores da área para aprofundar debate sobre projeto de lei com foco em produção menos privilegiada e de pesquisa; mesmos moldes do teatroPor Deborah Rocha
www.culturaemercado.com.br
25/09/2003
Após apresentar-se oficialmente à cidade no início de agosto último em ato público realizado na Câmara dos Vereadores de Sâo Paulo, o Mobilização Dança prepara-se para mais um movimento. Discutir a relação da dança contemporânea com as fontes de financiamento públicas e privadas, que estará no centro do debate do seminário que será realizado amanhã, dia 26, das 13h às 15h, no mesmo local (Viaduto Jacareí, 100).
Fomento à dança
“O objetivo é muito claro”, diz Sofia Helena Cavalcanti, integrante da comissão executiva do Mobilização Dança: dar subsídios para a criação do Projeto de Lei de Fomento à Dança na cidade. Lançada a questão, o próximo passo é aprofundá-la. E esta tarefa ficará a cargo dos convidados do seminário, entre eles, Carlos Martins, ator bailarino, docente do curso de dança da Universidade Anhembi Morumbi, Fabiana Dultra Britto, crítica e professora de teoria da dança, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Luiz Carlos Moreira, diretor integrante do Engenho Teatral e do movimento Arte contra a Barbárie.
Denominador comum
A fala de Fabiana Britto pretende esclarecer o que o movimento entende por dança contemporânea, denominação que tem gerado polêmica, principalmente entre os bailarinos de dança clássica. Por quê apenas dança contemporânea? Ou antes, o que é dança contemporânea? Nas palavras de Sofia Cavalcante, é aquela que refere-se a um projeto investigativo e de pesquisa de linguagem da dança. “E quem não concordar vai poder falar e contribuir para o debate”, afirma Sofia, reiterando que a escolha do local público não foi gratuito.
Ao esclarecimento, segue-se a discussão sobre a lei de fomento ao setor, a partir da experiência de criação da mesma para o teatro. Luis Carlos Moreira fará a aproximação entre as duas áreas com o intuito de trocar experiências e contribuir para a elaboração do projeto de lei. “Estamos batalhando por uma área que encontra mais dificuldade em conseguir patrocínio”, afirma Sofia Helena, destacando a semelhança com a produção executada hoje pelo movimento Arte contra a Brabárie.
Público
Após a exposição da mesa, o Mobilização Dança dá a palavra a quem queira contribuir com idéias e sugestões para a elaboração do projeto e sugere, neste sentido, que os interessados cheguem com suas propostas escritas, pois cada um terá 3 minutos para expô-la. Ao final, será anunciado o Edital de Circulação para a Dança Contemporânea em 2003, que até o fim do ano será publicado no Diário Oficial do Município. O próximo seminário do Mobilização Dança será realizado no final de novembro deste ano.
Maiores informações pelo email mobilizacaodanca@yahoo.com.br.
Leia também:
Mobilização Dança apresenta-se publicamente à São Paulo
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…