Categories: AGENDA

Seminário Internacional Filmes e Vídeos de Artistas

No próximo dia 23 de março, o Itaú Cultural promove o Seminário Internacional Filmes e Vídeos de Artistas, que propõe uma reflexão sobre as questões da atual arte contemporânea e a urgência em apontar metodologias e práticas museológicas de conservação e exibição deste gênero de obra.

Participam do encontro a responsável pelo Serviço de Cinema e Vídeo da coleção do Museu Reina Sofia (Madri), Cristina Cámara; a coordenadora executiva do departamento de curadoria do Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires (Malba), Victoria Giraudo; a professora titular e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Cristina Freire; o curador da 32ª Bienal de São Paulo, Jochen Volz; o pesquisador e curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), Moacir dos Anjos; e a curadora independente de mostras de filmes e artes e professora da Universidade Mackenzie e da PUC-SP, Jane de Almeida.

Com início marcado para as 17h30, a primeira mesa terá como tema “Acervo de filmes e vídeos de artistas”, com mediação de Christine Mello e participação de Cristina Cámara, Cristina Freire e Victoria Giraudo. A partir da experiência das três instituições museológicas que representam, elas propõem uma reflexão sobre as melhores práticas de constituição de acervos, preservação e difusão de coleções de filmes e vídeos de artistas.

“Cinema de exposição: curadorias” dá o mote para a segunda mesa do seminário, às 20h. A mediação é de Roberto Moreira S. Cruz, curador da mostra Filmes e vídeos de artistas na Coleção Itaú Cultural (em cartaz de 16/3 a 22/5). Jochen Volz, Moacir dos Anjos e Jane de Almeida serão os debatedores, no contexto da atual recorrência da presença de uma situação cinematográfica em espaços diversos da tradicional sala de cinema.

Nas exposições de arte contemporânea, o público encontra o que pode ser considerada uma tendência nos modos de se exibir obras audiovisuais. O chamado cubo branco tradicional se transforma em caixa-preta. O espaço da exposição transforma-se em espaço da projeção. Assim, o cinema se instala no museu e as imagens projetadas nestes ambientes, sugerem modos originais de elaborar e compreender as narrativas propostas nestas circunstâncias. Ocupado pelos dispositivos da projeção, pelos códigos sonoros e visuais da imagem em movimento e pelos significados da narrativa, o espaço expositivo se integra ao espaço fílmico e vice-versa, e desta imbricação de funções decorre uma expansão sobre o que se entende e se define por cinema.

A entrada é gratuita. Os ingressos serão distribuídos meia hora antes do início de cada mesa. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP.

Redação

Recent Posts

MinC lança nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura

Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…

18 horas ago

Programa Jovens Criadores, do Theatro Municipal de São Paulo, recebe inscrições

As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…

5 dias ago

Edital AMBEV Brasilidades 2025 recebe inscrições até outubro

A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…

6 dias ago

Museus de São Paulo selecionam projetos artísticos para compor sua programação cultural em 2025

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…

6 dias ago

Pesquisa revela que atividades culturais melhoram saúde mental dos brasileiros

Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…

2 semanas ago

Governo de São Paulo recebe inscrições em 3 editais para Pontos de Cultura

Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…

2 semanas ago