Sérgio Sá Leitão vai substituir Emilio Kalil na secretaria municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Diretor da RioFilme desde 2008, o jornalista de 45 anos deve se reunir nesta semana com o prefeito Eduardo Paes para estabelecer as prioridades, segundo o jornal O Globo. A posse ainda não foi agendada.
Os focos do novo secretário serão em economia criativa, revitalização do porto através da cultura, a Cidade das Artes e a transparência do fomento à cultura através dos editais. Neste último ponto, ele afirma que a ideia é seguir o modelo de gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura (2003-2008).
Sérgio ainda trabalha com a possibilidade de acumular o cargo com a diretoria da RioFilme. “Há duas possibilidades: eu indicar alguém ou acumular funções. Quando o Antonio Pedro (Viegas Figueira de Mello) assumiu a Secretaria de Turismo ele acumulou a Riotur. Não seria uma novidade um secretário acumular funções”, afirmou.
Chefe de Gabinete de Gil e secretário de Políticas Culturais do MinC entre 2003 e 2006, Leitão teve também cargos no BNDES (atuou na criação do Departamento de Economia da Cultura e do Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual), além de coordenar programas como Copa da Cultura e CulturaPrev. Entre 2007 e 2008 esteve na Ancine, como assessor da diretoria e, porsteriormente, diretor. O mandato iria até 2010, mas em 2008 ele deixou o cargo para assumir a RioFilme.
*Com informações do site do jornal O Globo
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…