Reportagem do jornal Valor Econômico desta quarta-feira (30/5) mostra como a entrada do Brasil na rota mundial de shows e festivais tem feito o nicho do turismo musical ganhar relevância estratégica para produtoras e entidades do setor. Estatísticas apontam que os turistas chegam a somar mais da metade do público de grandes eventos musicais, ainda concentrados no Sudeste e no Sul do país.
Os números e territórios atendidos devem se expandir com a consolidação do mercado de shows nos próximos anos. De acordo com a Secretaria de Turismo de Recife, 45% do público das duas apresentações de Paul McCartney, em abril, cruzou divisas estaduais para ver o beatle, gastando ao todo R$ 21 milhões na cidade. Exatamente o mesmo percentual de turistas do Rock in Rio 2011, que injetaram cerca de R$ 233 milhões na economia local segundo estimativa da RioTur.
A organização do festival Lollapalooza, realizado em São Paulo no mês passado, também identificou que 60% dos pagantes veio do interior e outros Estados. Já em Porto Alegre, a ocupação hoteleira subiu aproximadamente 40% no período dos shows de Ringo Starr, em novembro, e Roger Waters, em março.
Porém, a robustez do nicho depende de melhorias na infraestrutura. Estradas e aeroportos deficientes, saturação hoteleira, acessibilidade ruim e poucos locais preparados para shows prejudicam a experiência dos frequentadores. Boa parte dos festivais estrangeiros ocorre fora dos grandes centros – mas, por aqui, ainda é difícil.
Após enfrentar problemas, o festival SWU migrou da cidade paulista de Itu para Paulínia no ano passado, e ainda não definiu a sede de sua terceira edição. “Os custos de produção sobem 50% em relação a São Paulo, que concentra mão de obra, equipamentos de som, geradores de energia. Implantamos toda a estrutura de alimentação e energia no local do evento em Itu, por exemplo”, diz o diretor artístico Théo Van Der Loo. O impacto do SWU para Paulínia foi de R$ 30 milhões.
A íntegra da matéria está disponível aqui.
*Com informações do jornal Valor Econômico
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