A segunda edição da Semana Internacional de Música de São Paulo acontece de 4 a 7 de dezembro, com programação espalhada por nove espaços da cidade, entre casas de shows, centro culturais, salas de projeção e auditórios.
No dia 4, na Sala Concerto da Praça das Artes, haverá palestras sobre o ecossistema da música no século XXI, com o jornalista Alexandre Matias; trilha sonora e sincronização, com David McLoughlin e Maria Teresa Dantas, da BM&A, convidando Maurício Taglieri e o francês Thomas Jamois; o mercado da música australiana, com a produtora executiva da Sounds Australia, Millie Millgate; e um papo com o cantor Chico Cesar, que vai falar sobre sua bagagem tanto como músico e compositor, quanto sua experiência na política cultural como Secretário de Cultura do Estado da Paraíba.
No mesmo dia, no Cine Olido, acontecem debates sobre consumo de música online e modelos de negócios e administração de carreiras musicais, além de uma palestra sobre a Virada Cultural de São Paulo. E num outro espaço da Praça das Artes haverá dois bate-papos: sobre selos independentes e políticas públicas e pequenas casas de shows.
No primeiro dia haverá ainda dois workshops: Leis de Incentivo à Cultura para a Música, no Cemec, e show business, no Cine Olido.
Já no dia 5 a Sala Concerto da Praça das Artes recebe a palestra Hábitos Culturais e Formação de Público para a Música, com Daniela Ribas Ghezzi, da Unicamp, e os debates Curadoria de música de espaços públicos na cidade de São Paulo e Para tocar fora do Brasil. No bar Skol haverá bate-papo sobre os mercados de música europeu e americano, a visão do artista sobre o novo mercado da música e uma reunião aberta sobre rádios.
No Cine Olido, acontecerão debate sobre Formas de gerar receita com conteúdo musical, Comunicação no novo mercado da música e Criação e desenvolvimento de startups de tecnologia e música no Brasil. No fim do dia haverá ainda um bate-papo sobre produções de documentários independentes de música.
Ainda na sexta-feira, o Cemec recebe o workshop O Direito Autoral no Brasil – Conceito, histórico e atualidades e, na Sala Olido, os participantes aprenderão sobre Conteúdo para TVs Pagas: novos horizontes da Lei 12.485.
No sábado (6/12), no Bar Skol, festivais de música brasileiros sentam pra conversar sobre como podem se ajudar em 2015 e profissionais reúnem-se no debate O nebuloso processo da arrecadação e distribuição dos direitos autorais no Brasil. E no Centro Cultural Rio Verde haverá palestras sobre o mercado de música latina.
A SIM São Paulo conta ainda com uma mostra de documentários nacionais de música, exposição de fotos, um hackaton de tecnologia e música, festas e uma extensa programação musical com mais de 30 shows. Participam também do calendário da SIM o Jongo Reverendo (onde acontece a festa de lançamento), Beco 203, Centro Cultural Rio Verde, Espaço Cultural Puxadinho da Praça, Verona e o Cine Joia.
A programação completa e informações sobre como adquirir a credencial para o evento no www.simsaopaulo.com.
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…