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Snel apresenta dados sobre venda de livros em junho

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) divulgou nesta quinta-feira (16/7) os números do Painel de Vendas de Livros, relatório produzido em parceria com Nielsen e que tem como base o resultado do BookScan Brasil, ferramenta da empresa que apura as vendas das principais livrarias e supermercados brasileiros.

Além dos números referentes a junho, o relatório traz um panorama do primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O mês de junho apresentou uma desaceleração do crescimento das vendas de livros no país. Se em maio houve um aumento do faturamento de 21% em relação a 2014, no 6º período o crescimento foi de 8,2%, registrando um montante de R$ 101,3 milhões.

Com esse resultado e considerando também as vendas das semanas 25 e 26 do ano, o mercado obteve um crescimento no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período em 2014. saltando de R$ 729,2 milhões (em 2014) para R$ 779,2 (em 2015), um aumento de 6,9%. O crescimento, no entanto, ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que gira em torno de 8,5%.

O levantamento indica que os preços ao consumidor ficaram 1,6% mais baixos no semestre. A média de preço no período ficou em R$ 37,97, contra R$ 38,58 em 2014. O Painel afere os valores efetivamente desembolsados pelo consumidor em comparação com o preço de capa das editoras.

O crescimento das vendas em volume, de 8,6%, foi fortemente influenciado pelos livros de colorir, que representaram 6% do total de exemplares vendidos no primeiro semestre. No entanto, se em maio, de cada 100 livros vendidos nas livrarias brasileiras, 17 eram livros de colorir, em junho, essa relação caiu para 10 livros de colorir para cada 100 livros vendidos. A fatia desses livros no faturamento das livrarias também foi menor. Em maio, eles eram responsáveis por 14,21% do faturamento. Em junho, esse índice caiu para 8,23%. Na apuração semestral, os livros de colorir representaram 6% do total de exemplares vendidos.

Um fator que impactou positivamente o faturamento foi a diminuição do desconto médio oferecido pelos canais de venda em 4,8 pontos percentuais. Já o número de ISBNs subiu 10,7% na comparação semestral: saltou de 179.715 para 199.021.

Clique aqui para ver na íntegra o 4º Painel/Especial 1º semestre.

*Com informações do Snel e do Publishnews

Redação

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