Categories: PONTOS DE VISTA

Um viva ao maior museu de arte contemporânea da América Latina

Fui ao novo MAC USP, no antigo Detran de São Paulo, neste sábado (28/1). No térreo, uma exposição curta, 18 peças, e uma sensação estranha, de que faltava algo. Um menino, naquela sabedoria inenarrável que temos por volta dos oito anos, vira para a mãe e sentencia: o museu está fechado, né. A mãe tenta discorda, mas não parece convencer a criança. Eu, ao menos, concordei com o pequeno.

Algumas horas mais cedo, por volta das 10h, se deu a inauguração da nova sede do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, com presença do secretário estadual da cultura, Andrea Matarazzo e do diretor do museu, Tadeu Charelli. Estavam prometidas, em convite que rodou as redes sociais, a presença do reitor da USP, João Grandino Rodas, e do governador Geraldo Alckimin, um problema, como se viu pelos noticiários.

Representando o governo estadual, Andrea não colheu do evento os louros que esperava. A inauguração, meio que forçada, um tanto que às pressas, e voltarei neste ponto em breve, enfrentou protestos de manifestantes, flagrados pela imprensa, numerosa como sempre. Os contrários, num “ato pró-Pinheirinho”, deram vazão às críticas que ecoam nas redes sociais, e fizeram valer – e se não discuto aqui se de forma válida ou não, é unicamente por não estar lá àquela hora – o direito à manifestação, assim como Andrea fez valer o direito ao palanque, buscando capitalizar na Cultura o apoio político para se legitimar como candidato tucano à prefeitura paulista.

O secretário, como de praxe para seu cargo, se colocou na defensiva, em nota oficial dizendo que “lamenta a agressão sofrida durante a entrega do maior museu de arte contemporânea da América Latina”. Aí, acredito, esteja o ponto que nos interessa. A tal entrega, por demais parcial, não passou de uma assinatura que oficializou a passagem do prédio do Detran para o MAC USP, tornando-o responsabilidade da Universidade de São Paulo, desenrolando um novelo que já estava ameaçando puir de tão velho – o processo, até então, demorou seis anos, e a inauguração a pleno vapor só ocorrerá em outubro, segundo Chiarelli.

O próprio diretor, em entrevista ao portal IG, preferiu o termo “assinatura da permissão de uso do prédio”, deixando claro que a universidade só passou a ter a responsabilidade pelo prédio a partir do dia 28 de janeiro. A Secretaria estadual de Cultura era a responsável até então, segundo o acadêmico.

O preâmbulo nos leva ao fato. Embora “inaugurado”, servindo de vitrine para tentar gabaritar o multi-secretário Matarazzo na corrida pela prefeitura paulista, o aparelhamento – juro, tentei um termo mais neutro, mas não encontrei – o maior museu de arte contemporânea da América Latina se apequena. A cena, montada às pressas, foi talvez um “recuo estratégico” muito pesado, ao expor, num prédio que ainda está longe de se parecer com um museu obras raras.

Não vou discutir a curadoria. Chiarelli lançou mão do incrível acervo do museu – palmas aqui ao papel que as gerações anteriores dos Matarazzo tiveram para o museu, iniciando sua preciosa coleção – e, numa mostra de 18 peças, ocuparia bem o espaço do MAC na bienal, ou mesmo na USP. Foi muito pouco frente à nova, e muito aguardada, nova sede. Melhor seria, inclusive em vista ao momento de tensão pós-Pinheirinho, que se tivesse guardado a assinatura oficial para abril, quando outras mostras exposições devem chegar ao prédio, e espera-se que o aspecto soturno de seu interior seja melhor trabalhado, assim como o paisagismo de seus jardins e a fachada dos prédios internos, capazes de causar estranhamento em comparação com as obras expostas. Numa cidade com tantos museus de qualidade, alguns dos quais ligados a própria USP, o cuidado com os detalhes deveria chamar mais a atenção.

A tentativa soou estranha. Para o museu conviria manter uma postura distante, talvez até crítica, da política, frente ao risco de se tornar a instituição de uma pequena Arte, ligada a uma política provinciana.

Guilherme Jeronymo

Morador do Campo Limpo (Zona Sul de São Paulo), é jornalista e mestre em comunicação, além de pesquisador no núcleo Alterjor, da ECA/USP.

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

13 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

1 dia ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

1 dia ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

2 dias ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

1 semana ago