Dez pessoas e instituições foram reconhecidas por suas ações, em cerimônia comemorativa
A UNESCO realizou na última quarta-feira, 07 de junho, em Brasília, uma cerimônia comemorativa dos 60 anos da organização. Foram homenageadas 10 iniciativas de pessoas e instituições que se destacaram por ações de relevância social nas áreas de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. Os homenageados receberam um diploma de reconhecimento por suas ações, que contribuíram para a concretização de marcos históricos nas áreas de atuação da UNESCO.
A solenidade foi parte de uma série de atividades até novembro de 2006, em comemoração às seis décadas de existência da UNESCO, que trabalha com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando os Estados Membros – 191 países – na busca de soluções para os problemas que desafiam as sociedades.
Foram dois homenageados por área de mandato da UNESCO:
EDUCAÇÃO
Paulo Freire/in memorian (Educação para a liberdade) – A história do pensamento pedagógico mundial do século XX apresenta relevantes marcos teóricos. Entre os mais importantes está, sem dúvida, a obra e a práxis do brasileiro Paulo Reglus Neves Freire. Inspirados por suas reflexões, muitos educadores e cientistas, das mais diferentes áreas do saber de todo o mundo, subsidiam seus trabalhos na teoria da educação revolucionária, conscientizadora, ética, crítica e libertadora de Freire. Suas idéias são uma das grandes contribuições do Brasil ao pensamento mundial, sobretudo à pedagogia crítica.
Compromisso brasileiro com a Educação para Todos (recebe Murílio Hingel) – Diversas pessoas e instituições brasileiras reconheceram a importância da Educação para Todos e lutaram pela sua implantação no Brasil, entre elas o ex-ministro da Educação Murílio Hingel. Também tiveram papel de destaque os ministros subseqüentes Paulo Renato Souza, Cristovam Buarque, Tarso Genro e Fernando Haddad, e também instituições tais como o Conselho Nacional de Educação (CNE), as Comissões de Educação da Câmara e do Senado, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), bem como inúmeras entidades não governamentais.
CULTURA
Gilberto Gil (Diversidade Cultural) – Um dos maiores nomes da cultura brasileira, Gilberto Gil tem uma atuação artística e política que o coloca entre os expoentes mundiais da promoção da diversidade cultural. Como cantor e compositor, revela ao mundo os elementos mais expressivos da música brasileira, ao transitar das expressões mais tradicionais às linguagens contemporâneas e universais. Como ambientalista, tem forte desempenho na luta em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Como vereador e ministro de Estado, conseguiu inserir o tema da cultura na agenda nacional.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artiístico Nacional – Iphan (Patrimônio) – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) passou os últimos 70 anos trabalhando com um objetivo da maior relevância para o Brasil e o mundo: a proteção do patrimônio cultural material e imaterial do país. Uma rara trajetória de continuidade e perseverança que fez da instituição sinônimo da defesa da prevalência do interesse público na preservação da memória cultural brasileira. Para a UNESCO, a existência do Instituto, e o seu fortalecimento, são de fundamental importância para assegurar a memória, a identidade e a riqueza da diversidade cultural brasileira.
CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Jacob Palis Jr. (Ciência) – O brasileiro Jacob Palis Jr., doutor Ph.D pela Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), é um dos matemáticos mais conceituados do mundo. Seu currículo é tão vasto quanto sua ousadia na área de ciências. Com uma personalidade singular, o famoso cientista, aos 66 anos, encampa novas bandeiras em prol da disseminação da ciência no mundo em desenvolvimento e ainda defende a implantação de uma política de Estado que promova a melhoria do ensino público e da ciência no Brasil.
Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – CNRBMA (Meio Ambiente) – Um importante passo em direção à proteção da Mata Atlântica, que abriga um dos mais importantes conjuntos de plantas e animais de todo o planeta, foi dado, em 1991, quando o Programa MaB (Man and Biosphere) da UNESCO a declarou a primeira Reserva da Biosfera do Brasil. Gerida pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), a Reserva tem um exitoso modelo de gestão participativa, que envolve mais de 250 instituições. O trabalho do Conselho tem sido fundamental para a conservação da biodiversidade e a valorização da sociodiversidade do patrimônio étnico e cultural da Mata Atlântica.
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO (Cidadania/Responsabilidade Social) – O Brasil tem obtido importantes avanços no desenvolvimento social e na educação, entretanto ainda persiste uma preocupação constante com a exclusão e as desigualdades. Para vencer esse desafio, a UNESCO defende que haja uma mobilização de toda a sociedade de forma a tornar a educação uma prioridade, pois é uma das melhores maneiras de se promover a inclusão e a cidadania. É preciso que cada um faça a sua parte nesse esforço coletivo. Um exemplo exitoso e de eficácia comprovada é a atuação da Associação dos Empreendedores Amigos da UNESCO, criada em 2004 e que reúne importantes empresários brasileiros em uma campanha nacional em defesa de uma Educação de qualidade para todos.
Lia Diskin (Direitos Humanos e Cultura de Paz) – Fundadora da Associação Palas Athena, em São Paulo, Lia Diskin, 55 anos, é o principal elo no Brasil entre o pensamento filosófico oriental e o ocidental em cultura de paz. À frente da instituição há 34 anos, Lia é uma das mais importantes articuladoras da sociedade civil na difusão de valores éticos e humanistas e na promoção do pluralismo cultural e religioso no país. “É importante que as pessoas percebam que a construção da paz está nas mãos de todos os cidadãos. Não é uma ação de governantes”, diz Lia.
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Museu de Língua Portuguesa (Informação de Qualidade para Todos) – Pela primeira vez na história, um museu expõe, de maneira democrática e acessível a todos, informação de qualidade sobre a Língua Portuguesa, antes um privilégio de estudiosos e de uma pequena elite. É o mais significativo exemplo de utilização de tecnologias multimídia avançadas e interessantes para a transmissão de informação, registro e comunicação da diversidade cultural e criativa do País, reunida em um único lugar. O principal astro do museu é o povo brasileiro, com seus falares, sotaques e cultura próprias. O Museu encarna os ideais da UNESCO de valorização da diversidade lingüística e dos conteúdos locais e promoção do acesso à informação de qualidade para todos, mobilizando, para isso, todas as tecnologias de comunicação disponíveis que facilitam a disseminação do conteúdo por meio de apresentação atraente e interativa.
Léa Fagundes (Comunicação e Informação) – Com 60 anos de magistério, a pedagoga e psicóloga gaúcha Léa da Cruz Fagundes, de 76 anos, é uma das pioneiras na promoção do uso da informática em sala de aula no Brasil. Incansável no que considera sua principal missão – capacitar professores para elaborar projetos que despertem o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio -, ela trabalha até hoje 13 horas por dia. Quando o uso de novas tecnologias ainda era incipiente no ensino médio e fundamental, Léa já iniciava uma revolução na área de inclusão digital em escolas públicas brasileiras, ajudando a promover mudanças profundas no processo de aprendizagem e a “reinventar” a escola