A representação da UNESCO no Brasil, em parceria com a Fundação Ford, lançou na última quinta-feira (17/3) três textos para discussão sobre o sistema midiático brasileiro. O objetivo é contribuir com o debate sobre o papel do setor de comunicações para o fortalecimento da democracia no país. Direito regulatório comparado, liberdade de expressão e autorregulação são os componentes centrais dos três novos volumes da série “Debates em Comunicação e Informação”.
O segundo texto, “Liberdade de Expressão e Regulação da Radiodifusão“, também de responsabilidade de Mendel e Salomon, é um material de reflexão sobre a centralidade da regulação para a proteção, a promoção e a garantia do direito de receber, buscar e transmitir informações, ideias e opiniões.
O terceiro texto, de autoria de Andrew Puddephatt, traz para o debate público diferentes ângulos da questão da autorregulação aplicada ao setor midiático. O artigo “A importância da autorregulação da mídia para a defesa da liberdade de expressão” sintetiza as intersecções do tema com a prática do jornalismo, com os princípios editoriais e com as estratégias de responsabilidade social empresarial.
De acordo com o representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, ainda que os textos focalizem mais a mídia tradicional, os princípios centrais reafirmados pelos autores se aplicam para novas mídias (ou mídias inovadoras), inclusive a internet.
Ana Toni, representante da Fundação Ford no Brasil, afirma que os documentos contribuem enormemente para a qualificação do debate brasileiro, pois trazem as melhores práticas regulatórias e auto-regulatórias de outros países que buscam fortalecer a liberdade de expressão e garantir o desenvolvimento de um sistema de mídia plural e democrático.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…