Jorge Grandi assume liderança da Organização e já anuncia mudanças na estratégia de ações

Com a saída do sociólogo e educador Jorge Werthein do cargo de representante do Brasil na Unesco no último dia 09, quem assume a liderança do maior escritório da Organização no mundo é o ítalo-argentino Jorge Grandi, também diretor do Escritório Regional de Ciência da UNESCO para a América Latina e Caribe, Representante da Organização perante o Mercosul + Chile e Representante da UNESCO na Argentina, Paraguai e Uruguai. O anúncio foi feito no dia 12 de setembro.

Agrônomo e bacharel em Política Científica, com doutorado em Política Científica pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (França), Grandi mostra confiança ao assumir o cargo: “É uma honra e um grande desafio dirigir a UNESCO no Brasil, o maior escritório da Organização no mundo, dando continuidade às importantes ações que estão sendo desenvolvidas aqui”.

Em seguida veio a iniciativa de definir uma agenda social entre os países do Mercosul como prioridade nas ações a serem articuladas pela Unesco. Temas como Cultura, ciência e tecnologia, meio ambiente e educação serão pensados a partir de uma perspectiva de consenso entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O anúncio foi feito pelo próprio Grandi, ao assumir o cargo no dia 12, em Brasília. “Os países do Mercosul já tiveram avanços nas negociações de âmbito econômico e comercial e em algumas áreas da educação e da agenda social, mas precisamos agora ampliar a cooperação e a troca de experiências dessas nações para que tenhamos uma agenda social que beneficie todos mutuamente. A UNESCO, em parceria com o Mercosul, empreenderá todos os seus esforços para o desenvolvimento de ações que ajudem a superar as desigualdades sociais na região”, argumentou.

Para desenvolver esta estratégia, Grandi conta com mais de uma década de experiência em Integração Regional.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *