Categories: NOTÍCIAS

Usiminas patrocina Especialização em Arte e Cultura

A Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura patrocina o curso Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura, que é direcionada a professores de arte, artistas e agentes culturais da Grande Belo Horizonte com poucas oportunidades de se especializar na área.

Com o intuito de melhorar a especialização na área de cultura, a Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura patrocina o curso Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura.

Direcionado a agentes culturais, professores de artes e artistas culturais da Grande Belo Horizonte com poucas oportunidades de se especializar na área, a pós-graduação lato sensu será oferecida a partir de março, durante um ano, na Escola Guignard, pertencente à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

No total, serão oferecidas 40 bolsas, das quais dez para Belo Horizonte e 30 para sete cidades da região metropolitana: Contagem, Betim, Nova Lima, Rio Acima, Raposos, Igarapé e São José das Bicas. Os interessados devem comprovar algum vínculo com um dos municípios participantes do programa, que, com exceção da capital, têm pouca ou nenhuma condição de oferecer um curso de especialização na área. As exigências, de acordo com o professor e idealizador do projeto, José Márcio Barros, têm o propósito de garantir vaga aos interessados que não podem se especializar devido aos altos custos de um curso de pós-graduação.

As inscrições para o processo seletivo custam R$ 30 e estarão abertas em duas etapas: de 4 a 14 de dezembro e de 1º a 13 de fevereiro. Para a seleção dos candidatos, o processo foi dividido em três fases: análise de currículo e documentação (veja relação mais abaixo); elaboração de texto dissertativo no dia 15 de fevereiro, com base em bibliografia entregue no ato da inscrição e entrevistas, programadas para os dias 23 e 24 de fevereiro. As inscrições e as provas serão realizadas na Escola Guignard, que fica na Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras, em Belo Horizonte.

Os selecionados pagarão uma mensalidade de R$ 50, além de transporte e lanche gratuitos. As aulas serão ministradas somente aos sábados, de manhã e à tarde, por um corpo docente qualificado, composto por 11 professores, todos com mestrado e doutorado em algumas das principais universidades do país e até da Espanha (Universidad Complutense de Madrid).

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

7 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago