Com a ajuda de scanner robotizado, a Universidade de São Paulo (USP) digitalizará as obras doadas por José Mindlin à biblioteca Brasiliana USP, cujo prédio é construído na Cidade Universitária.
Mindlin possui um acervo pessoal com 30 mil volumes, que serão disponibilizados gratuitamente na internet com a ajuda do scanner.
Segundo o coordenador do projeto, o professor István Jancsó, esse é o primeiro equipamento do gênero no país e foi adquirido por R$ 1,5 milhão, através de verba concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Como o prédio da Biblioteca Brasiliana ainda não está pronto, o scanner ficará na casa de José Mindlin, em São Paulo. A previsão é que o aparelho entre em operação até fevereiro e, segundo Jancsó, terá a capacidade de digitalizar 2500 imagens por hora. O acervo, que poderá ser acessado via web, será catalogado, segundo o professor, nos padrões internacionais, como o da Biblioteca Europeana, que disponibiliza sete milhões de livros na internet. “Qualquer pessoa poderá entrar na Brasiliana Digital e imprimir a obra escolhida em sua casa”, afirmou em matéria publicada pelo site Abril.com.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…