Categories: MERCADO

Womex promove intercâmbio e negócios para brasileiros do ramo musical

A 18ª edição do festival Womex aconteceu de 17 a 22 de outubro, em Salónica, Grécia. Com 2.200 participantes e 1.200 empresas de 90 países, a feira segue sendo considarada comoum dos principais eventos para quem busca construir uma rede internacional de contatos para o seu artista ou projeto.

Vinte e oito empresas brasileiras estiveram presentes, incluindo gestores, produtores, gravadoras e artistas, assim como organizações institucionais como o Sebrae/RJ e órgãos do governo.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por exemplo, produziu um guia dedicado à indústria da música baiana – Guia MobiArt – um aplicativo e um portal online muito úteis, de mapeamento da cena musical local e da infra-estrutura da indústria criativa.

O estado de Minas Gerais, liderado pelo coletivo Fórum da Música de Minas, promoveu showcases com três artistas: Thiago Delegado, Makely Ka e Graveola e o Lixo Polifônico.

Na programação oficial do festival, estava o Ricardo Herz Trio. E o IMZ, que apresenta filmes sobre World Music na Womex, selecionou “Mawaca – Songs of the Forest” como parte dos 17 filmes de sua programação oficial em 2012.

Os showcases da Womex (foram 61 apresentações este ano) dão a artistas internacionais a oportunidade de tocar para um público formado por representantes dos meios de comunicação e profissionais da indústria com décadas de experiência em todos os gêneros.

Geraldinho Magalhães, da produção da empresa carioca Diversão e Arte, afirmou que uma nova tendência-chave é que as pessoas estão mudando seu olhar em relação ao mercado brasileiro, encarando o país como um lugar de oportunidades. Com este crescente interesse na possibilidade de novas oportunidades de negócios em torno da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o diálogo entre empresas brasileiras e internacionais está tomando novos rumos para o intercâmbio criativo e comercial.

“Isto pode ser muito positivo se for bem gerido. Artistas de fora que trazem qualidade e inovação, e os promotores e agentes de fora que são talentosos e experientes, podem contribuir com seu conhecimento para o nosso mercado interno, uma vez que se acelera”, disse.

Veteranos da Womex, Paulo André Pires e Melina Hickson concentraram seus esforçoes gerando networking para o próximo PortoMusical, evento que acontece em Recife (PE), de 30 janeiro a 2 fevereiro 2013.

*Com informações do site do Brasil Music Exchange

Redação

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

4 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

23 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

23 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

7 dias ago