Formação em Captação de Recursos - Cultura e Mercado

Formação em Captação de Recursos

R$2.875,00

08 de abril a 24 de junho
terças e quintas, 19h às 22h

Apresentação

CURSO 100% ONLINE AO VIVO

60 HORAS DE DURAÇÃO

A Formação em Captação de Recursos do Cultura e Mercado traz o conteúdo essencial para quem precisa comercializar projetos e programas culturais, sociais ou esportivos. Com foco prático, esse curso pioneiro (desde 2015) pretende formar profissionais capacitados a captar recursos para organizações sociais, programas socioculturais e projetos em diversas áreas.

Coordenação: Daniele Torres

MENTORIA: Todos os participantes terão direito à mentoria individual*

Além do curso terminar com uma banca – que conta com a presença voluntária de gestores de patrocínio – avaliando os projetos da turma, todos os participantes que concluírem o curso, de acordo com os critérios de presença, terão direito à até 2 horas de mentoria individual específica sobre seu projeto (sem custos extras), com a especialista Daniele Torres. O participante receberá dicas, sugestões e observações, para aperfeiçoar seu projeto de venda ou planejamento de captação.

*A MENTORIA É VÁLIDA SOMENTE PARA OS PARTICIPANTES DO CURSO, NÃO SENDO PERMITIDA A PRESENÇA DE PARCEIROS DE TRABALHO NESSES ENCONTROS.

Programa

MÓDULO 1

  • Estudos de Viabilidade e Elaboração de Projetos
  • Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet)
  • Lei do Audiovisual
  • Leis de Incentivo Diversas
  • Leis Estaduais de Incentivo à Cultura

 

Obs: O Módulo 1 é opcional para quem já tiver experiência. Porém, será necessário enviar currículo com o histórico profissional que comprove o conhecimento prévio.

MÓDULO 2

  • Comunicação
  • Plano de Captação e Ferramentas Comerciais
  • Fontes de Financiamento Diversas
  • Editais Privados
  • Financiamento Coletivo
  • Negociação
  • Oficina de Elaboração de Projetos de Captação
  • Storytelling
  • Pós-Venda: Avaliação e Relatórios
  • Gestão de Relacionamento com Patrocinadores
  • Pitch
  • Banca com Avaliadores Externos

Serviço

  • Pagamento parcelado no cartão de crédito em até 6x sem juros

 

DESCONTOS:

  • 10% no pagamento à vista via pix ou boleto
  • 20% para inscrição em 2 cursos ou mais (esse desconto não é válido para a inscrição de duas pessoas no mesmo curso)
  • 15% para inscrição de grupos de 3 a 7 pessoas (inscrição única para grupo de funcionários da mesma empresa/instituição)
  • 20% para ex-alunos (desde que seja comprovado)

 

PARA SOLICITAR O DESCONTO, ENTRE EM CONTATO COM financeiro@culturaemercado.com.br

*Os descontos não são cumulativos

BOLSA MONITORIA: Este curso tem a concessão de uma bolsa integral por turma. Trata-se de uma bolsa monitoria (a pessoa bolsista irá auxiliar no preenchimento de lista de presença, informes para os demais alunos da turma, etc). Para se candidatar, envie um e-mail para atendimento@culturaemercado.com.br , com uma breve carta de interesse (informando sua necessidade) e currículo.

 

Vagas limitadas: Máximo de 15 alunos por turma.

  •  Os participantes recebem certificado de conclusão (digital)

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.

Especialistas

Alexandre Camilo

Alexandre Camilo é ator com especialização em Teatro Brasileiro, diretor teatral, escritor, storyteller, master em programação neurolinguística e consultor de empresas com ênfase em comunicação e liderança no ambiente corporativo. Com mais de 15 anos de experiência, desenvolve soluções educacionais e treinamentos corporativos que integram técnicas de Andragogia, Storytelling e Programação Neurolinguística com intervenções artísticas e muita criatividade. Seus programas são idealizados para aprimorar a comunicação, a criatividade, a inteligência emocional e outras habilidades comportamentais fundamentais para pessoas e organizações alcançarem melhores resultados. É instrutor de Practitioner e Trainer Training na Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística – SBPNL, professor convidado do curso de Pós-Graduação “Arte de Contar Histórias” promovido pela Associação Amigos das Histórias e Faculdade do Distrito Federal AAH/FACDF (Brasília, 2020 e 2021). É autor de cinco livros, espetáculos, performances temáticas e treinamentos para empresas e indústrias em todo o território nacional. Em 2019 recebeu o título de Cidadão Emérito de Santos pela idealização e coordenação do projeto Ação do Coração que desde 2012 mobiliza milhares de pessoas em prol da cultura de paz e solidariedade. Este projeto acontece simultaneamente em Santos/SP, Recife/PE e tem núcleos em cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira no estado de São Paulo; Vila Velha/ES; Barra dos Coqueiros/SE; Brasília/DF. Nesse mesmo ano recebeu o Troféu Baobá, uma premiação que reconhece pessoas e instituições que fortalecem as artes literárias e narrativas. Atualmente está presidente da Associação Eduardo Furkini, de Santos/SP.

Alice Coutinho

Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós graduação de Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Doutoranda em Sociologia da cultura pela UNIFESP, é mestre pela mesma universidade, tem pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes – USP e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. De 2008 a 2009 trabalhou na produtora Barracão Cultural, responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio de 2007 a 2017. De 2011 a 2019 foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural. De 2015 a 2018 foi professora no curso de Produção Cultural da FMU, e de 2018 a 2020 nos cursos de pós graduação em Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP. É também compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Romulo Fróes, entre outros.

Alice Sosnowski

Jornalista, escritora, consultora de negócios e uma das pioneiras no pensamento do empreendedorismo no Brasil. Formada no Programa 10 mil Mulheres, já desempenhou papéis de liderança no meuSucesso.com e na Rede Mulher Empreendedora. Criadora da metodologia de educação O Pulo do Gato Empreendedor©, faz consultoria para empreendedores, startups e empresas de diversos setores. Também é curadora da Virada Empreendedora desde sua primeira edição.

Carolina De Salvo

Carolina atua no mercado de Relações Institucionais desde 2008, realizando captação de recursos, diálogo com o governo e contato com o público. Atua como consultora à frente de sua própria empresa, Wave Comunicação e Produção, focada em comunicação estratégica e relacionamento para organizações do terceiro setor, empreendedores e projetos artísticos e envolvida com diferentes organizações de cunho social, cultural e artístico, entre eles: ONG Cidadão Pró-Mundo, ONG Recode, Instituto Hatus e Playing for Change.

Carolina Kazumi

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós- graduação em Audiovisual pelo SENAC. Atua no mercado de entretenimento desde 2007, especialmente nas áreas de cultura e audiovisual. Já trabalhou com gestão cultural de projeto patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. É professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema

Christiane Campos

Christiane Campos é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fluminense, onde também graduou-se em Produção Cultural. É diretora executiva da Barka Criativa Ações Culturais, onde atua, desde 2005, com planejamento cultural e leis de incentivo. Desde então, organizou eventos nacionais e internacionais e prestou consultorias para empresas e instuições públicas como FUNARTE, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, BNDES, Sesc Rio e Prefeitura do Rio de Janeiro. Além disso, atua como pesquisadora, gestora e consultora em comunicação e produção cultural.

Daniele Torres

Graduada em Museologia, com pós-graduações em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor, tendo atuado na captação de recursos do Theatro Municipal de São Paulo. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. Foi Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP (2019 a 2021). Escreveu um Manual de Captação de Recursos para Museus para o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Dá aulas e palestras por todo o Brasil, por diversas instituições como UEA – Universidade do Estado do Amazonas, FDR – Fundação Demócrito Rocha, SEBRAE-SP, FUNARTE, UFRJ, Poiesis, ABGC, entre outras.

Larissa Biasoli

Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP) e especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Criou em 2013 a Sorella Produções Artísticas, que atua em diferentes frentes como produção executiva, gestão de projetos e captação de recursos. Atua na elaboração, captação de recursos e gestão de projetos via leis de incentivo fiscais nas 3 esferas: estaduais, federais e municipais para projetos de diferentes áreas (teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e audiovisual). E é especialista em Pro-Mac (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo). Entre 2018 a 2021 foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo. É professora e sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Como produtora, destacam-se os trabalhos de coordenadora de produção da etapa São Paulo do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana em 2014, Cena Paranaense em 2013 e Cena Mineira em 2011. Fez a coordenação de produção e circulação do Grupo Barracão Teatro de Campinas em 2016 por 40 cidades brasileiras pelo Programa Palco Giratório do Sesc e em 2018 realizou e coordenou a produção do Fórum Internacional sobre novas mídias e tecnologia Mediamorfosis na cidade de São Paulo. Em 2021 coordenou a produção do espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” da Companhia da Cultura que foi adaptado para o audiovisual e circulou por cidades de Minas Gerais e Pará. 

Larissa Novais

Formada em Comunicação & Produção Cultural na Universidade Federal da Bahia, a, com curso de extensão em Artes e Marketing Cultural na The New School NYC e Gestão de Comunidades na General Assembly, atua como gestora de comunidades na Benfeitoria há 06 anos, auxiliando nas estratégias de captação das maiores campanhas de financiamento coletivo da plataforma – e disseminando essa poderosa modalidade de arrecadação através de cursos e palestras por todo Brasil. Entusiasta das causas feministas e outras formas de ativismo, participou da produção do Festival Reboot e é idealizadora e produtora do projeto “Tô na Rua, mas não sou sua”, uma intervenção urbana que fala sobre o assédio sexual sofrido pelas mulheres cotidianamente nos espaços públicos.

Maurício Cruz

Profissional experiente em Desenvolvimento, Filantropia, Relações Institucionais e Internacionais/Diplomacia Cultural e Comunicações com histórico comprovado de trabalho no Terceiro Setor – inclusão social e econômica, educação, indústria de artes cênicas, direitos humanos (migrantes e refugiados). Forte profissional de relações institucionais, mídia e comunicação com habilidade em Organizações sem fins lucrativos; Planejamento Estratégico e Orçamento; Captação de recursos; Responsabilidade Social Corporativa; Parcerias; Planejamento e Gestão de Eventos; Formação de talentos e gestão de equipes; Terceiro Setor e Administração das Artes.

Raúl Javales

Sócio/Fundador da Zielen Consulting, Sócio da Target Factory e Adatto, Diretor Acadêmico do IPL e Coordenador da FGV/SP, Doutorando, Especialista em Gestão de Negócios, Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV EAESP, Especialista em E-Business pela FEA-USP e Engenheiro de Sistemas. Atua na área de Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Business Intelligence e Inovação. Possui 22 anos de experiência profissional na área financeira e educacional, como Arquiteto de Sistemas, Diretor de Tecnologia e Head de Estratégia BICC (Business Intelligence Competence Center) e PMO. Gourmet e Amante de Vinhos e Fotografia.

Wanderson Souza

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI-USP). Trabalhou no Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA/FEA-USP). Foi consultor técnico da Organização Internacional do Trabalho (IPEC-OIT) e da Fundação Telefônica Espanha em iniciativas latino-americanas de combate ao trabalho infantil no Brasil, Equador, Peru, Panamá e México. É sócio-diretor da Nexo Investimento Social e responsável pela área de consultoria e atendimento a investidores sociais, acumulando experiência relevante na área de investimento social, gerenciamento de projetos e gestão do terceiro setor. A Nexo trabalha com mais de 120 organizações sociais de 16 estados brasileiros e é especialista em incentivos fiscais. Além disso, a consultoria presta serviços para alguns dos principais investidores sociais do Brasil, como Itaú, SulAmérica,  BASF e Instituto Votorantim.

12 avaliações para Formação em Captação de Recursos

  1. Marcia Ferraz – Produtora Cultural – São Paulo/SP

    “Foi muito importante a participação dos especialistas para nos colocar em contato com a realidade do mercado. Gostei muito, estou abraçando o segmento! Grata!”

  2. Gustavo Torres

    “A experiência absorvida nos 3 meses de formação foi de crucial importância para minha compreensão do contexto cultural que vivemos na atualidade. Entendendo o captador separado do produtor cultural, enquanto uma profissão, bem como compreende-lo alinhado às necessidades da compreensão dos conceitos de cultura foram alguns dos pontos aprendidos neste processo. Meu especial agradecimento à Dani Torres, que além de coordenar esta formação, demonstrou total abertura para ensinar e compartilhar experiências. Indico este curso a todos interessados, a todos artistas e a todos responsáveis em Marketing de empresas. Precisamos entender do nosso mercado, precisamos falar de cultura.”

  3. Mariana Martinez – Agente Cultural – São Paulo

    “Partipei da última edição do curso de formação em captação de recursos com a Dani Torres no Cultura e Mercado e foi o melhor investimento que fiz no ano!!! Estou retomando cada centavo investido na pratica. Foi muito importante organizar as ideias, estar em contato com outros produtores e ouvir os profissionais convidados e toda a experiência deles de mercado. Sentia muita falta de uma formação mais completa e acredito que essa seja o única opção no mercado que preenche todos os requisitos. Obrigada a Dani e sua equipe!”

  4. Nana Yazbek

    Curso muito completo, bastante voltado para a prática, indicado para qualquer nível de conhecimento sobre o tema. Conheci profissionais muito experientes e capacitados em suas áreas, tanto entre os professores quanto entre os alunos. Recomendo demais!

  5. Gustavo Torres

    Participar da primeira turma de captação de recursos, no ano de 2015 foi um movimento “open minded” para mim. Ativo na cultura desde 2003, artista, gestor e responsável administrativo de órgãos de cultura e entretenimento, a formação trouxe todas as ferramentas para uso em um processo profissional de captação de recursos, bem como uniu todas as peças do meu quebra cabeça profissional. Tenho uma grande admiração pelos professores e colegas que fiz ao longo do curso, especialmente pela Daniele Torres. Ao final do curso, além dos conhecimentos adquiridos, o potente “networking” que o curso propiciou, me levou a garantir minha primeira captação de recursos – um feito que guardo com muito carinho em minha trajetória. Portanto, recomendo fortemente a Formação em Captação de Recursos do Cultura e Mercado e seus profissionais, a todos que querem entender todos os lados da mesa de um processo de financiamento do produto cultural; bem como, iniciar ou fortalecer vínculos, contatos e iniciar sua carreira dentro da cultura e seu mercado.

  6. Larissa Biasoli

    O curso de formação em captação é transformador! Eu fui aluna da 1a turma intensiva em janeiro de 2017 e após o curso consegui direcionar muito mais minha forma de trabalho como captadora e fazer contatos extremamente importantes. Valeu cada centavo e minuto dedicado. Ainda hoje revisito minhas anotações quando tenho alguma dúvida. Conteúdo impecável! Além disso o fato de serem diferentes especialistas trazendo cada um seu tópico de expertise é muito importante para ampliar o horizonte sobre o trabalho do captador e sobre o funcionamento do mercado. Hoje, com muita honra faço parte do time dos especialistas e retribuo pra indústria criativa e para os novos captadores as boas práticas que aprendi no curso.

  7. Flavia Sakai

    O curso abriu meu horizonte sobre o mercado de produção cultural e captação de recursos, por meio do conhecimento e experiência dos professores atuantes em diversas áreas e troca com os alunos. Além do repertório ampliado, trago comigo parcerias especiais com profissionais talentosos que participaram do curso. Gratidão!

  8. Bruna Bett

    O curso de Captação de Recursos foi extremamente enriquecedor! As aulas tem um enfoque na aplicação em projetos culturais, mas o conhecimento pode ser aplicado nas mais diversas áreas. Você pode ter experiência com captação de recursos ou estar só começando a se aprofundar no assunto, é um curso para todos. Profissionalmente, me sinto muito mais preparada para viabilizar projetos de diferentes escalas, além de ter construído um network sólido e diversificado; pessoalmente, me sinto mais confiante e segura com a minha oratória e aprendi a me expressar muito melhor.

  9. André Mielnik (Brasiliana Cinematográfica) – Produtor Audiovisual, Rio de Janeiro

    A formação ideal para quem deseja entender a relação entre projetos culturais e patrocinadores. Meu primeiro passo no universo da captação de recursos começou aqui.

  10. Antonia Regina, Fotógrafa – RJ

    Superou minhas expectativas com relação a cursos no geral, pois o conteúdo foram passados por profissionais do mercado com experiência prática. Todas as aulas foram imperdíveis pois o aprendizado era real e não somente com teorias sobre. Você sai de cada aula com muita ferramentas para atuar no mercado e isso é o grande diferencial.

  11. Edna Feitosa – Assistente Patrimonial – Volta Redonda/RJ

    “Todos os especialistas foram didáticos e desenvolveram os conteúdos propostos de acordo com cada área. Todos mostraram competências e conhecimentos nas suas respectivas áreas, mostrando segurança e experiência. Na minha opinião o curso foi muito rico e portanto estou levando um vasto conhecimento na área de captação.”

  12. Mara Mourão – Cineasta – SP

    O curso abrange todos os aspectos da captação de recursos. É dirigido especialmente para quem deseja atuar na área. Os professores são muito bem preparados. Parabéns!

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo