No dia 4 de outubro, o Performing the World (PTW ’08) celebrará, em Nova Iorque, o “Dia Internacional da Juventude”. O evento reunirá organizações de jovens do mundo inteiro como Kainai High School, Blood Reserve (Kainai Nation), Canadá; Street Spirits Theatre Company, Canadá; Kids Rethink New Orleans Schools, Louisiana, EUA; The Campeche Youth Initiative, México; Centro de Asesoria y Promocion Juvenil, México; Democracy Begins In Conversation, África do Sul; Justice for Children Trust, Zimbábue; Performing Life, Bolívia; Tears Group, Quênia e Aprender Brincando, Brasil.
“Performing the World é uma nova proposta, que agrupa pessoas não por suas profissões, linhas de pesquisa ou expressões artísticas, mas sim, por seu envolvimento em ‘performance’ enquanto atividade promotora de crescimento e desenvolvimento,” diz Lois Holzman, diretora do East Side Institute e co-promotora do PTW.

“Seja trabalhando com refugiados na Bósnia, com pacientes de doenças mentais sérias na Índia ou com portadores de HIV/AIDS em Bangladesh, no Quênia ou na África do Sul, estes corajosos colegas e os programas de ‘performance’ que criaram estão ajudando aquelas pessoas que o poder público classifica como no limiar da irrecuperabilidade – e essa ajuda acontece com muito pouco ou nenhum apoio. Não é por acaso que muitos desses líderes comunitários e inovadores são mulheres: a metodologia baseada em ‘performance’ coloca em xeque muitos pressupostos, entre eles, a visão dominante (e eminentemente masculina) de que o que nos torna humanos é a capacidade de armazenar conhecimento e não a capacidade de criar. O trabalho dessas mulheres merece ser reconhecido, especialmente num tempo em que pessoas no mundo todo buscam – e merecem ter – crescimento, esperança e mudança. Nestes tempos turbulentos, o mundo precisa de novas abordagens; o modelo de ‘performance’ é uma delas, e é muito efetivo.”

O Instituto East Side Para Terapias Curtas e em Grupo oferece uma abordagem inovadora para o desenvolvimento humano. O Instituto e a rede de organizações, instituições e indivíduos com que trabalha nos EUA e no exterior atendem diretamente 500.000 pessoas anualmente. O ESI consegue alcançar outras milhares todo ano através de ‘workshops’, seminários, conferências, treinamentos, materiais de mídia impressa e de outras mídias e a Internet, oferecendo alternativas criativas e eficazes de ajuda, cura, ensino e construção de comunidades.

Para mais informações, acesse s://www.eastsideinstitute.org

Outra Iniciativa

O All Stars Project, Inc. (ASP) é uma organização apartidária e sem fins lucrativos dedicada a promover o desenvolvimento humano através do uso de um modelo inovador baseado em ‘performance’. O ASP promove atividades artísticas e educacionais fora do contexto escolar para milhares de jovens carentes e de grupos minoritários. Promove ainda teatro comunitário e experimental, desenvolve treinamentos de liderança e busca iniciativas voluntárias que construam e fortaleçam as comunidades. O ASP promove ativamente ações de educação suplementar e o modelo de aprendizado baseado em ‘performance’ no meio acadêmico e na sociedade civil.

Para mais informações, acesse s://www.allstars.org/


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *