1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre Diversidade Cultural - Cultura e Mercado

1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre Diversidade Cultural

Os países integrantes do Mercosul devem realizar, em 2011, um seminário sobre diversidade linguística, dentro das programações do Ano Interamericano de Cultura. A proposta foi aprovada durante a 1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre Diversidade Cultural, que contou com a participação de representantes do Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Brasil, no dia 4 de setembro, na Fundição Progresso, na Lapa, Rio de janeiro.

Os membros dos cinco países presentes à reunião, que fez parte da programação do Encontro da Diversidade, também aprovaram outras propostas, que serão entregues aos ministros da Cultura da América Latina, na 34ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul,  que acontecerá no dia 20 de novembro, no Rio de Janeiro, durante a reunião do Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural.

Além do seminário, os participantes da 1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre Diversidade Cultural sugeriram, para aprovação posterior dos ministros da Cultura, a realização de fóruns e encontros sobre a diversidade cultural no âmbito do Mercosul. Eles aprovaram, ainda, a discussão específica, no contexto da diversidade linguística, sobre culturas indígenas e o incentivo da circulação regional de produtos audiovisuais indígenas, para ampliar o acesso da sociedade a tais conteúdos.

Os representantes dos cinco países que participaram do evento também propuseram a elaboração de um mapa da diversidade cultural da América Latina a partir dos dados do Sistema de Informações Culturais do Mercosul. As proposições acordadas entre os cinco países serão defendidas pelo Brasil na próxima reunião do Comitê Intergovernamental da Unesco, que acontecerá de 29 de novembro a 3 de dezembro, na sede da Unesco, em Paris.

Participaram da 1ª Reunião Técnica do Mercosul sobre Diversidade Cultural Américo Córdula, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Monica Guariglio, diretora Nacional de política Cultural e Cooperação Internacional da Secretaria Nacional de Cultura da Argentina; Daniela Fuentes Moncada, assessora do Ministério da Cultura do Equador;  Roccio Ortega, diretora-geral do gabinete da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai; Alejandro Gortazar, diretor de projetos e Relações Internacionais do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai; e Marcelo Dantas, diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil.

Confira aqui a Agenda de 2010 do Mercosul Cultural.

*Com informações do Ministério da Cultura.

Acessar o conteúdo