De 21 a 29 de janeiro de 2011, Tiradentes (MG) será palco da 14ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, inaugurando o calendário nacional de festivais e mostras de cinema no Brasil.
 
A programação cultural será abrangente e gratuita e acontece em três espaços da cidade: no Largo das Fôrras, praça principal da cidade que receberá o Cine-Praça, autêntico cinema instalado ao ar livre para atender uma plateia de até 1.500 pessoas; no Largo da Rodoviária, onde será instalado um Complexo de Tendas de 1.400m2 que compreende o Cine-Tenda (com plateia para 700 lugares), a Tenda Bar Show e o Cine-Café; e no centro histórico, na rua Direita, a sede do evento e o Cine-Teatro serão estruturados no Centro Cultural Yves Alves. Além de homenagens e exibições de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais, nos formatos longa e curta, o público poderá participar de oficinas, seminário, debates, exposições, lançamento de livros, mostrinha de cinema, cortejo, teatro de rua e shows musicais.

Esse conjunto de sons e imagens recentes que irá a público na última semana de janeiro é distribuído em segmentos específicos (a mostra competitiva Aurora – exclusiva para novos realizadores, diretores em seus primeiros filmes -, as seções Olhares e Vertentes). Os longas e curtas a serem exibidos constituem um painel diversificado da atual produção brasileira.

A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes reserva ainda espaço para a reflexão cinematográfica. Na série de debates Encontro com a crítica, o diretor e o público, cineastas, pensadores, críticos e a plateia têm a oportunidade de refletir e discutir o fazer cinematográfico no dia seguinte às exibições dos filmes. O júri da crítica e o júri jovem, resultado da oficina promovida durante a 4ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, terão o desafio de estabelecer novos paradigmas para avaliar a produção dos diretores da Mostra Aurora.

A Mostra de Cinema de Tiradentes integra o Cinema Sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne as três principais mostras anuais, diferenciadas e complementares que promove em Minas Gerais. Além da Mostra Tiradentes, focada na produção contemporânea, a CineOP- Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 6ª edição, em junho de 2011, com a missão de exibir e debater o patrimônio audiovisual brasileiro, e a 5ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, de 18 a 24 de outubro de 2011, com o propósito de contextualizar e estabelecer um diálogo entre o cinema brasileiro independente e o mercado internacional.  Para mais informações, acesse www.mostratiradentes.com.br ou ligue (31) 3282-2366.


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *