A quarta edição da Semana Ticket Cultura & Esporte, promovida pela Ticket, uma das empresas Edenred no Brasil, proporcionou atividades culturais e esportivas totalmente gratuitas para aproximadamente 140 mil pessoas, superando a expectativa da companhia em 40%, um recorde se comparado às edições anteriores. Em 2009, o público total participante foi de 81 mil.
Nos onze dias de programação – de 5 a 15 de novembro – em vários pontos da cidade de São Paulo, a população pode se divertir com mais de 200 atrações gratuitas entre musicais, circo, cinema, teatro (infantil e adulto), artes visuais, incentivo à leitura, educação ambiental e esporte. A grande novidade deste ano foi o evento de lançamento da Semana, com show gratuito da cantora Mariana Aydar, considerada um dos principais nomes da nova geração da música popular brasileira.
Por meio de uma ferramenta científica e certificada, a Ticket e a Max Ambiental fizeram um levantamento da grade de atividades da 4ª Semana Ticket Cultura & Esporte para compensar as emissões de gases por meio da recomposição de mata nativa em área de preservação permanente. O volume quantificado foi de 7,86 toneladas de CO2e (Carbono equivalente).
A Semana em números:
Cinema – Mais de 20.000 pessoas acompanharam as exibições de 08 filmes nacionais, sendo 04 infantis e 04 para o público em geral. Foram eles: Romance, Besouro – Nasce um herói, O Ano em que meus pais saíram de férias, O Menino da Porteira, Os Porralokinhas, Peixonauta, Cine Cócóricó e Grilo Feliz e os Insetos Gigantes;
Teatro (infantil e adulto) – 11.350 crianças, jovens e adultos assistiram aos espetáculos A Odisséia de Arlequino, O Cortesão e o Tempo e O Doente Imaginário;
Artes visuais – 11.000 pessoas visitaram as exposições de Ernesto Neto, Raymundo Colares e a Exposição de Jardins, gratuitamente, dentro do MAM, no parque do Ibirapuera;
Circo – 4.500 pessoas participaram das 09 apresentações do Circo Zanni na lona montada no centro de São Paulo;
Incentivo à leitura e Educação ambiental – 2.700 pessoas visitaram a Biblioteca Móvel Itapemirim e o Museu de Sustentabilidade da Praça Victor Civita. Durante o evento, cerca de 900 pessoas acompanharam as atividades de música, circo, teatro, esporte, incentivo à leitura e educação ambiental da Praça Victor Civita;
Música – Aproximadamente 700 espectadores assistiram às apresentações musicais dos grupos Traditional Jazz Band, Nelson Ayres Trio, Zauberflöte Ensemble e Michel Freidenson Trio e mais de 1.700 pessoas aproveitaram as apresentações de música popular brasileira de Mariana Aydar, Dani Gurgel, Tatiana Parra, entre outros.
Esporte – 400 professores dos CEUs participaram das clínicas de capacitação realizadas ao longo do ano, que disseminaram esse conhecimento para aproximadamente 85.000 alunos da rede pública de ensino. Participação de 1.000 crianças dos CEU´s na Copa do Mundo de Judô.
Promovida pela Ticket, a Semana Ticket Cultura & Esporte ocorre no mês em que é comemorado o Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), data importante no calendário da cidade. Essa iniciativa foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura que mostra que 92% dos brasileiros nunca visitaram museus e apenas 13% vão ao cinema, ao menos uma vez por ano. O levantamento revela ainda que apenas 2% da população frequenta circos e 5%, teatros, além de relatar que a principal causa desse fenômeno é a falta de recursos financeiros.
Desde a sua criação, a iniciativa já impactou 290 mil pessoas em quatro edições e teve a cada ano a ampliação do número de atividades. A primeira edição focou as áreas de cinema e artes visuais, com 24 pontos de exibição de filmes na periferia da cidade, além do acesso gratuito à Pinacoteca e ao MAM. Já no ano seguinte, 2008, com parceria da Secretaria Municipal de Educação, houve uma ampliação das atividades: 35 pontos de exibição de filmes e espetáculos, incluindo 20 CEUs, além do Cine Olido, Teatro Jaraguá, Parque do Ibirapuera, Circo Zanni e acesso gratuito ao MAM. Em 2009, além das atividades culturais a Semana incluiu também oficinas esportivas nos CEUs e atingiu um público de mais de 80 mil pessoas. A 4ª edição aconteceu entre os dias 5 e 15 de novembro e teve o conceito “A cidade é um espetáculo”, enfatizando a distribuição de atividades em diversas regiões da capital paulista.
A Ticket estuda esse mercado cultural desde 2004, e aguarda a assinatura da lei que cria o Vale-Cultura para lançar o primeiro produto incentivado do mercado, o Ticket Cultura. A expectativa da empresa é que a novidade atinja mais de 1 milhão de trabalhadores já no primeiro ano e movimente o equivalente a R$ 600 milhões só em bens culturais. O Ticket Cultura funcionará nos mesmos moldes do Ticket Restaurante e incentivará o acesso à cultura ao trabalhador, proporcionando opções de lazer, gerando novos empregos, e aquecendo economicamente o setor. O estudo revela que para cada R$ 1 gasto em cultura, é gerado R$ 1,09 adicional em atividades paralelas, como transporte, alimentação, etc. Com isso, a expectativa da companhia é que o mercado movimente mais de R$ 8 bilhões em cinco anos, entre investimentos direto e indireto.
*Com informações da CDI Comunicação Corporativa.