Representantes da República de Botswana apresentam aos participantes da Rede a “Política Nacional de Cultura” de seu paísPor Fábio Cesnik, enviado especial à Cidade do Cabo
A proposta apresentada pelos representantes da Republica de Botswana traz uma estrutura bastante consistente nos seus aspetos mais sociais delineando conceitos e estratégias do desenvolvimento da questão cultural em seu país. Botswana é composto de diferentes grupos étnicos e possui um rico patrimônio cultural. O país acredita que, com o implemento dessa estratégia, o país poderá avançar ao ano de 2016. A proposta do país não delineia exatamente uma política para a indústria de cultura.
Após o levantamento de alguns princípios e fundamentos que pautariam as preocupações de preservação da diversidade, relação com as instituições não governamentais, infra-estrutura etc. passa a delinear qual seriam as chaves para uma política cultural e suas respectivas estratégias:
– Identidade cultural: Lutar contra a homogeneização da cultura, respeitando as diferentes culturas existentes no país. Uma das estratégias é estimular os estudos que tratem da língua nacional e outras línguas locais.
– Educação: Esse mecanismo é chave para a transmissão da cultura. Uma das estratégias é expandir as atividades extra-curriculares estreitando o acesso as questões culturais.
– Participação: A participação popular nas atividades culturais é fator necessário para a justiça social e efetiva integração social. É estratégico prover o livre acesso à cultura sem qualquer restrição.
– Preservação: Preservar as formas tangíveis e intangíveis de cultura. Uma das estratégias é facilitar a formação de estruturas de defesa das culturas, das tradições, do folclore e similares.
– Emprego, Marca e Indústria: Promover a indústria local, geradora de emprego, e acesso ao financiamento para as pequenas indústrias. Promover estratégias como “Compre Botswana”.
– Cooperação cultural: Integração entre países. Botswana deve atuar na linha de encontrar outros países que queiram efetuar uma troca saudável de informações.
– Pesquisa e Patrimônio Cultural: O patrimônio cultural e a pesquisa são importantes fatores para a construção de um projeto cultural nacional. Deve-se incentivar estudos nessa área, deve-se manter fundo de pesquisa para produzir filmes culturais etc.
– Ciência e Tecnologia: A força motriz da ciência e tecnologia é a cultura material e imaterial. Um projeto cultural nacional deve estimular a descentralização da tecnologia e a educação cientifica para o desenvolvimento.
O programa fala ainda em: Medicina tradicional e ciência médica moderna, religião e sistema do credo tradicional, cultura e turismo, cultura e língua, valores culturais e influências externas, cultura, mulher e criança; além das artes individualmente, tais como visuais, literárias, musicais e cênicas.
Em seguida fala do Conselho Nacional de Cultura, suas atribuições, relações e funções das autoridades locais de cultura e a relação com organizações não-governamentais. Explicita ainda uma visão interministerial da cultura, discorrendo sobre a relação entre o Ministro das Artes e Cultura e Ministro do Trabalho, Educação, Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio, Turismo, Agricultura, Fazenda, Emprego, dentre outros. Trata da função direta do presidente da República no trabalho de desenvolvimento cultural, bem como do setor privado.
Copyright 2002. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.