Pesquisa realizada pelo Ipea revela que, apesar da falta de recursos, a maior parte das micro e pequenas empresas participam do investimento em ações sociaisAções
Matéria publicada no Estado de São Paulo aponta para um considerável envolvimento das pequenas empresas em ações de responsabilidade social. Segundo a matéria, a maior parte das empresas de pequeno porte no País, mesmo com faturamento baixo e pouca disponibilidade de recursos, investe em ações na área social. Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, de um total de 462 mil empresas que efetuam algum tipo de ação nesta área, 58% têm de um a dez empregados.
“A participação dos pequenos surpreende e também o fato de que a maioria realiza estas ações de maneira contínua”, diz a coordenadora-geral da pesquisa, Anna Maria Peliano, ao jornal. É claro que na análise dos dados gerais da pesquisa o envolvimento é maior entre as grandes empresas. Segundo o Estado, entre aquelas que contam com mais de 500 empregados, 88% realizam ações para comunidades carentes. Este índice é de 67% no caso das empresas que possuem de 100 a 500 funcionários e de 69% para quem dispõe de 11 a 100 empregados.
Filantropia
Entre as micro, com até dez funcionários, 54% atuam na área social. O principal motivo para a participação é a filantropia, na opinião de 79% das microempresas, enquanto a mesmo justificativa é apontada por 46% das grandes empresas. “Os grandes, além da questão humanitária, revelam outras preocupações, como a imagem da empresa junto ao público, o aumento do envolvimento dos empregados com a empresa, o ganho das comunidades carentes e até a questão fiscal”, diz Anna Peliano ao Estado.
Assistência social
Segundo o jornal, a gratificação pessoal em beneficiar a comunidade é o resultado mais perceptível para 70% dos pequenos, de acordo com a pesquisa. O foco de atuação das empresas em geral, independentemente de seu porte, tem sido a assistência social. Entre as pequenas, 48% apontaram esta área como prioritária nas suas ações. Segundo Anna Peliano, o conceito de assistência social é muito amplo e as empresas incluem neste item desde pequenas doações até o atendimento de demandas de emergência das comunidades. “Neste caso entram ajuda a creches, doação de cestas básicas, arrecadação de agasalhos, mas muitos não valorizaram este tipo de ação social”, diz a coordenadora da pesquisa ao Estado.
PIB
Apenas 17% das empresas de pequeno porte realizam ações sociais relacionadas à educação, ante um total de 35% das grandes. De acordo com o Ipea, as 465 mil empresas envolvidas com ação social no País investiram R$ 4,7 bilhões em 2000. Mesmo expressivo, o valor corresponde a apenas 0,4% do PIB, finaliza a matéria.
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