Propostas do Seminário Nacional de Culturas Populares começam a se concretizar. Transmissão e circulação serão financiados em 80% pelo Fundo Nacional de Cultura. Edital vai até 15 de outubro
O edital “Fomento às Expressões das Culturas Populares” divulgado em 1º de setembro é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural com a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura. O projeto foi traçado durante o Seminário Nacional de Culturas Populares, onde o fomento e o incentivo à cultura foram o eixo do diálogo entre o Ministério da cultura e a sociedade civil, em fevereiro de 2005, na intenção de estimular projetos da cultura popular que valorizem a diversidade cultural e, favoreçam as condições de reprodução, continuidade, florescimento e que promovam o conhecimento e o reconhecimento da importância de seus agentes e das diferentes expressões das Culturas Populares no Brasil.
As palavras do secretário da Identidade e da Diversidade cultural, Sérgio Mamberti, durante o seminário em Brasília, sugerem os objetivos da ação, onde “o reconhecimento e valorização da nossa diversidade cultural através do fomento das expressões das Culturas Populares, da mesma maneira como se valoriza o fomento ao teatro ou o audiovisual brasileiros”, se concretiza na fidelidade de excluir dicotomias, de pensar a cultura popular no mesmo patamar das demais expressões artísticas do país. “Para nós, do Ministério da Cultura do Governo Lula, não pode haver expressões culturais ou trabalhadores da cultura de segunda classe, ou classificar as expressões culturais como artísticas e folclóricas”.
O incentivo, que faz parte do Programa Identidade e Diversidade Cultural – Brasil Plural, concede o apoio de até 80% do valor total de projetos de instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, de natureza cultural. O concurso acontece entre os dias 1º de setembro e 15 de outubro, e prioriza manifestações que promovam a transmissão e circulação de conhecimento, como oficinas, encontros e festivais. Os projetos devem ser apresentados no Formulário para Apresentação de Projetos – Convênio/Fundo Nacional de Cultura, disponível no site www.cultura.gov.br (Apoio a projetos – Lei Rouanet – Formulários – FNC).
Os projetos devem ser encaminhados pelos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, para Caixa Postal nº 8572-X, no período de 01 de setembro a 15 de outubro de 2005, conforme endereçamento:
CULTURAS POPULARES 2005
CAIXA POSTAL Nº 8572-X
SHS Q. 02 Bl. “B”
70.312 – 970 – Brasília – DF