Decreto do presidente Lula publicado no Diário Oficial da União, declara “de interesse público e social o acervo documental privado da Atlântida Cinematográfica Ltda”. Decreto do presidente Lula publicado no Diário Oficial da União, declara “de interesse público e social o acervo documental privado da Atlântida Cinematográfica Ltda”.
O decreto defende o fato de que a companhia cinematográfica contém “documentos de inquestionável valor para a cinematografia brasileira e, em especial pela produção de cinejornais que oferecem inúmeras referências à política, à sociologia, ao urbanismo, às transformações da sociedade e do imaginário popular da segunda metade do século XX”.
Com esse decreto, os arquivos não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.
Fundada em 1941 no Rio de Janeiro por Moacir Fenelon e José Carlos Burle e mais tarde comprada por Luiz Severiano Ribeiro Jr., a Atlântida produziu 66 filmes até 1962. Entre as obras produzidas estão os filmes com Oscarito e Grande Otelo.